DENVER – SIGGRAPH – 30 de julho de 2024 – Designers e artistas têm novos e melhores jeitos de aumentarem sua produtividade com IA generativa treinada com dados licenciados.
A Shutterstock, uma plataforma líder para conteúdo criativo, lança seu serviço de 3D generativo em beta comercial. Ele permite que os criadores prototipem rapidamente os ativos 3D e gerem planos de fundo em 360 HDRi para iluminar cenas usando apenas prompts em texto ou imagens.
A Getty Imagens, uma das principais criadoras e marketplace de conteúdo visual, “turbinou” seu serviço de IA Generativa da Getty Images para que ele crie imagens duas vezes mais rapidamente, melhore a qualidade do resultado, traga controles avançados e permita ajustes finos.
Os serviços foram criados com a fundição de IA visual da NVIDIA usando NVIDIA Edify, uma arquitetura de IA generativa multimodal. Depois, os modelos de IA são otimizados e embalados para o desempenho máximo com os NVIDIA NIM, um conjunto de microsserviços acelerados para inferência de IA.
O Edify habilita os provedores de serviço a treinarem modelos generativos responsivos com seus dados licenciados e escalá-los rapidamente com o NVIDIA DGX Cloud, para se aproveitar ao máximo a NVIDIA IA com o cloud em primeiro lugar.
A IA generativa acelera a modelagem 3D
Já disponível em beta comercial para as empresas, o serviço da Shutterstock permite que designers e artistas criem rapidamente objetos 3D que os ajudam a prototiparem ou popularem ambientes virtuais. Por exemplo, usando a IA generativa, eles podem rapidamente criar os talheres e pratos para uma mesa de sala de jantar podendo se concentrar nas personagens sentadas à mesa.
Os ativos 3D que o serviço gera são prontos para editar, usando-se ferramentas de criação de conteúdo digital, e estão disponíveis em uma variedade de formatos de arquivo populares. Sua geometria e layout limpos oferecem, aos artistas, um ponto de partida avançado para adicionarem seu toque pessoal.
Primeiro, o modelo de IA cria uma visualização de um só ativo em até 10 segundos. Se o usuário gostar, a visualização pode ser transformada em um ativo 3D de maior qualidade, completo com materiais de renderização baseados no mundo físico, como concreto, madeira ou couro.
Na conferência de gráficos computadorizados SIGGRAPH deste ano, os designers poderão ver o quão rápido eles poderão fazer suas ideias ganharem vida.
A Shutterstock fará uma demonstração de um fluxo de trabalho no Blender que permite que os artistas gerem objetos diretamente em seu ambiente 3D. No estande da Shutterstock na SIGGRAPH, a HP mostrará impressões em 3D e protótipos físicos dos tipos de recursos que os participantes podem projetar na sala de exposições usando o 3D generativo.
A Shutterstock também está trabalhando com a empresa global de serviços de marketing e comunicações WPP para dar vida às ideias com a geração de 3D Edify para produção virtual.
Explore o 3D generativo da Shutterstock no site da web da empresa ou faça o test-drive da interface de programação de aplicação (API) em build.nvidia.com/.
A iluminação virtual fica real
Iluminar uma cena virtual com reflexos precisos pode ser uma tarefa complicada. Os criativos precisam operar caríssimas plataformas de câmeras de 360 graus e ir até o set para criarem planos de fundo a partir do zero ou pesquisarem vastas bibliotecas até encontrarem algo que se aproxime do que eles querem.
Com o serviço de 3D generativo da Shutterstock, os usuários podem simplesmente descrever o ambiente exato de que eles precisam em texto ou com uma imagem, e o resultado é uma imagem panorâmica de alto alcance dinâmico, também chamado de 360 HDRi, em resolução 16K brilhante.
Três empresas planejam integrar as APIs de 360 HDRi da Shutterstock diretamente aos seus fluxos de trabalho – a WPP, o estúdio de CGI Katana e a Dassault Systèmes, desenvolvedora das aplicações 3DEXCITE para criação de visualizações e conteúdo 3D de ponta para mundos virtuais.
Exemplos da IA Generativa da Getty Images
Grandes imagens merecem uma roupagem à altura
A IA Generativa da Getty Images foi atualizada para um modelo de IA Edify mais poderoso com um portfólio de novos recursos que deixam os artistas controlarem a composição e o estilo da imagem.
Quer uma bola de praia vermelha flutuando acima daquela foto perfeita de um recife de corais em Fiji? O serviço da Getty Imagens poder fazer isso num piscar de olhos.
O novo modelo é duas vezes mais rápido, aumenta a qualidade da imagem e a precisão do prompt e permite que os usuários controlem as configurações da câmera, como a profundidade de campo ou a distância focal de uma foto. Os usuários podem gerar quatro imagens em cerca de seis segundos e escalá-las até a resolução 4K.
“Com a introdução dos serviços de geração 3D da Shutterstock e a atualização de IA generativa da Getty Images, estamos vendo um avanço significativo na eficiência e na criatividade no design de conteúdo. O uso da arquitetura NVIDIA Edify e dos microserviços da NVIDIA está transformando a maneira como os criadores desenvolvem ativos 3D e imagens, proporcionando uma produção mais rápida e personalizada”, conta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Um exemplo dos controles de câmera na IA Generativa da Getty Images
Além disso, o modelo fundamental comercialmente seguro agora serve como a base de um recurso de ajuste fino que permite que as empresas personalizem a IA com seus próprios dados. Isso permite gerarem imagens sob medida para o estilo criativo de suas marcas específicas.
Os novos controles no serviço suportam o uso de um rascunho ou mapa de profundidade para guiarem a composição ou estrutura de uma imagem.
Os criativos na Omnicom, uma líder global em soluções de marketing e vendas, estão usando o serviço da Getty Images para agilizarem os fluxos de trabalho de anúncios e criarem conteúdo da marca com segurança. A colaboração com a Getty Images é parte da estratégia da Omnicom para incluir a IA generativa em todos os aspectos do seu negócio, ajudando as equipes a passarem mais rapidamente das ideias para os resultados.
A IA Generativa da Getty Images está disponível por meio dos sites da web da Getty Images e da iStock e por meio de uma API.
Para saber mais sobre o que a NVIDIA oferece, leia sobre a fundição de IA para IA generativa visual baseada no NVIDIA DGX Cloud e experimente-a em ai.nvidia.com.
Para ver o panorama completo, ouça o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, em duas conversas informais na SIGGRAPH.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.
Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
lvalloto@singcomunica.com.br