A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta no Fórum E-Commerce Brasil as soluções de identificação de produtos para que marketplaces tenham segurança sobre a procedência do que estão oferecendo ao seu público. Para os consumidores, ofertas bem definidas e identificadas pelos players proporcionam muito mais confiança, além de uma experiência de compra satisfatória. A associação fornece aos fabricantes o código de barras no padrão global GS1, reconhecido e padronizado em mais de 150 países. Estampado nas embalagens dos produtos e servindo de referência para unidades logísticas, o código é seguido de uma sequência numérica que não deixa dúvidas sobre cada item oferecido nos marketplaces.
Um bom exemplo disso é a obrigatoriedade estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aos marketplaces para combate ao contrabando de smartphones. A medida foi divulgada pela imprensa no primeiro semestre deste ano, e estabelece que os marketplaces obriguem os vendedores a colocarem em seus anúncios de telefones celulares o número de certificado da Anatel e, entre outras informações de identificação, o código EAN do produto – também conhecido internacionalmente como GTIN (Global Trade Item Number). Esse código é a sequência numérica de padrão global atribuída pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
A base de EAN/GTINs da GS1 tem sido considerada uma solução viável aos marketplaces para fazerem a associação do produto com seu respectivo certificado da Anatel. A GS1 Brasil já tem projetos em andamento com alguns marketplaces brasileiros sobre esse tema.
Posicionamento nos buscadores
Como em qualquer vertical de negócios do universo digital, a precisão dos dados fornecidos ao sistema de cadastro é a base para o sucesso. Os buscadores como Google e Google Shopping e marketplaces como Amazon, por exemplo, selecionam com mais rapidez e exatidão as ofertas dos marketplaces que usam numerações únicas para estabelecer a indicação inequívoca de um produto. E a maioria dessas plataformas de busca já usa como padrão a numeração do código de barras EAN/GTIN. O código também facilita para os compradores a pesquisa de preços e comparações técnicas.
Para Ricardo Aranha, Coordenador de Negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “a identificação inequívoca de cada produto anunciado não somente melhora os indicadores de satisfação do consumidor como também aumenta a conversão em vendas, reduz erros na entrega de produtos, melhora a gestão de estoque e logística e reduz prejuízos em devoluções e logística reversa”. Esses fatores somados se convertem em aumento das vendas e lucro.
Imprescindível
Nem todas as empresas que planejam entrar para o mundo dos negócios online têm a informação de que um dos requisitos para vender em marketplaces é ter seus produtos registrados no Cadastro Nacional de Produtos da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com o GTIN/EAN.
Os marketplaces utilizam o código EAN/GTIN com a finalidade de melhorar a qualidade e a eficiência do seu catálogo de produtos e a experiência do cliente. Além disso, vendedores e marketplaces passam a ter a certeza de que entregarão o produto correto para o cliente. Alguns marketplaces como Amazon, Madeira Madeira, Beleza na Web, Google Shooping e Leroy Merlin já solicitam o GTIN/EAN como pré-requisito para anunciar na plataforma. Carrefour, Mercado Livre, Magalu, Shopee, além do grupo Via Marketplace que opera no e-commerce as bandeiras Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, são outros grandes players que recomendam a utilização da informação do GTIN/EAN em todos os produtos anunciados.
Serviço
Fórum E-Commerce Brasil 2024
30, 31 de julho e 1º de agosto no Distrito Anhembi, São Paulo, SP
Estande da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil – MT 075
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Patricia Nunes Soares
soarespatricia174@gmail.com