Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
  • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Uncategorized»Entidades judaicas realizam evento pelos 30 anos do ataque à AMIA, o maior já ocorrido na América Latina
Uncategorized

Entidades judaicas realizam evento pelos 30 anos do ataque à AMIA, o maior já ocorrido na América Latina

22/07/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O evento “AMIA, 30 anos: o terrorismo segue, a impunidade também”, realizado pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e  Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio do seu Departamento de Segurança Comunitária (DSC-Fisesp), para homenagear as vítimas do atentado à organização judaica AMIA, em Buenos Aires, aconteceu na noite desta quinta-feira, 18 de julho, no Teatro Moise Safra, no Colégio Renascença,
Rudi Solon, do DSC-Fisesp e presidente do KKL Brasil, conduziu o evento que contou com discursos representantes do governo argentino e de Israel, como os Cônsules de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, e da Argentina, Luis María Kreckler, dos presidentes da CONIB, Claudio Lottenberg, da Fisesp, Marcos Knobel e também do diretor jurídico da CONIB, Octávio Aronis.
Marcos Knobel, presidente da Fisesp, destacou a importância de o ataque ser investigado “para sabermos o que realmente aconteceu e evitar que atos desse tipo voltem a acontecer”. “São 30 anos em que muitas perguntas ainda não foram respondidas. Algumas coisas evoluíram neste ano, no sentido de eles chegarem à conclusão de que o ataque foi executado por terroristas a mando do Irã. Inclusive o próprio presidente da Argentina falou que pretende punir essas pessoas. Com certeza a justiça é fundamental”, pontuou Knobel.
“Se esse atentado tivesse sido apurado à época talvez não tivéssemos hoje ações terroristas, como as praticadas pelo Hamas e Hezbollah”, frisou o  presidente da CONIB, Claudio Lottenberg. “Vivemos um momento delicado em que uma série de governos no mundo vêm patrocinando ações de natureza terrorista. Trabalhamos com as sociedades por uma maior convergência e entendimento, onde não haja espaço para o terrorismo e para o discurso de ódio. Como presidente da comunidade judaica brasileira asseguro a vocês que não haverá descanso, que não haverá pausa, que não haverá  o menor sossego mesmo que as verdades demorem 30 anos para aparecer e se transformar em algo cristalino. Digo isso porque acredito que o papel do povo judeu não se encerra dentro do povo judeu. Somos sim o povo do livro, somos  também o povo da liberdade, mas acima de tudo somos os irmãos mais velhos de todas as outras sociedades e aqui estamos para garantir a democracia que se faz necessária como garantia de espírito da existência da humanidade”, concluiu Lottenberg.
A cerimônia  contou ainda com a exibição de vídeos, a leitura de um poema e foi encerrada ao som de uma sirene e com o público presente segurando cartazes com os nomes e fotos das 85  vítimas fatais deste,  que foi o maior atentado já acontecido na  América Latina. 
O ataque, em 18 de julho de 1994, causou a morte de 85 pessoas e deixou mais de 300 feridos e até hoje ninguém foi julgado pelo crime.
O presidente Javier Milei anunciou nesta quinta, em Buenos Aires, durante evento em homenagem às vítimas do ataque à AMIA, que irá propor um projeto de lei para levar a julgamento à revelia dos suspeitos de participação no ataque.
Em decisão inédita, em abril deste ano, a justiça argentina responsabilizou o Irã pelos ataques à embaixada israelense e à AMIA. A Câmara Federal de Cassação Penal da Argentina, órgão da mais alta instância criminal do país, declarou em sentença histórica que os ataques à embaixada de Israel (1992) e à AMIA (1994) foram “resultados de decisões políticas e estratégicas do Irã, executadas por terroristas do Hezbollah”. A decisão ainda classifica o país como “Estado terrorista” e os atendidos como crimes contra a humanidade.

Mais  informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
E-mai: [email protected]
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 9.8277.0606

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIANE GOTLIB ZAIDLER
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Benefícios e Fontes de Vitamina K2

17/02/2025

Pode confiar em farmácia de manipulação?

08/01/2025

Como são feitos os serviços de caça vazamento em casas, escritórios e demais estabelecimentos

02/01/2025
EM DESTAQUE

Iamspe lança novo serviço online de solicitação de consultas no Hospital do Servidor

10/01/20240

iFood e Rádio Mix levam 20 fãs no Rock in Rio 2024.

22/08/20240

Piso da enfermagem: 2023 foi marcado por negociações e desacordos na implementação da portaria que define salário da categoria

19/12/20230

Programas de fidelidade ajudam lojistas a vender, em média, 18% mais

27/10/20230

A sanha arrecadatória oportunista e os corpos estranhos na reforma tributária

20/08/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.