A Viveo, ecossistema que reúne empresas especialistas em cada elo na cadeia da saúde, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2023, destacando as iniciativas que promovem a agenda ESG da companhia e contribuem para a sustentabilidade do setor de saúde do país. O relatório revela que a empresa não apenas alcançou, mas superou significativamente as metas condicionais para 2023. Entre as ações realizadas, destacam-se a redução do envio de mais de 19 toneladas de resíduos para incineração, a partir da doação de produtos para instituições assistenciais, além de uma redução de cerca de 12% no descarte de resíduos em aterros, comparado ao ano anterior.
A companhia teve avanços significativos em seus produtos sustentáveis, as embalagens das marcas Cremer, Bellacotton e Topz, são produzidas com o papel cartão Vitacycle, cuja composição conta com 40% de aparas pós-consumo. Em 2023, foram utilizadas pela Viveo mais de 290 toneladas de aparas pós-consumo para produzir o papel-cartão Vitacycle® em volume suficiente para acondicionar 82,6 milhões de unidades de produtos embalados. Neste processo, foi evitada a emissão de 172 toneladas de CO² equivalente.
Além disso, projetos inovadores de P&D para eficiência hídrica, resultaram na redução do consumo de 226 milhões de litros de água em 2023, sendo destaque o projeto na operação têxtil com o objetivos de eliminar o primeiro banho de lavação, reduzindo de 4 para 3 banhos o alvejamento de algodão.
A Viveo também se orgulha em atuar constantemente no desenvolvimento de seus colaboradores e em proporcionar um ambiente onde a inclusão e diversidade fazem parte de sua cultura. Em 2023, a companhia contabilizou 53% dos colaboradores do gênero feminino em seu quadro de pessoas e mais de 15 mil horas de capacitação. Com Centro de Saúde próprio, foram mais de 10.820 atendimentos aos colaboradores, fazendo com que o cuidado chegue aos que fazem a Viveo acontecer.
Práticas de destaque em Governança também foram apresentados. Em 2023 a Viveo passou a ser signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, teve sua certificação da ISO 37001, renovada, e lançou o Programa Embaixadores de Compliance Viveo. Estas ações reforçam seu legado e referência no setor da saúde em integridade e compliance, valores e práticas fundamentais em tudo o que fazemos.“Nossa missão vai além de oferecer produtos e serviços de qualidade, integridade e segurança em toda a cadeia da saúde. Somos agentes de transformação, impulsionamos inovações que redefinem o cuidado da saúde no futuro”, afirma Cintia Drehmer, diretora de Sustentabilidade e Recursos Humanos da Viveo.
A Viveo é uma companhia com capital 100% nacional, mais de 70 unidades operacionais, 130 mil m2 de centros de distribuição em todas as regiões do país, 264 veículos de frota própria, sendo 8 veículos elétricos e, aproximadamente, 7 mil colaboradores diretos e 16 empresas compondo o ecossistema. Pela primeira vez, a companhia transformou uma meta ESG em meta corporativa, que agora é um compromisso de toda organização: dissociar o crescimento da companhia das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A Companhia conseguiu uma redução de 6 mil toneladas de gases de efeito estufa nos últimos três anos na fase 1.
A Viveo entende que a análise do impacto de produtos e embalagens e a busca por soluções sustentáveis devem ser elementos intrínsecos ao processo de inovação e desenvolvimento contínuo do seu portfólio, envolvendo todo o escopo da vida útil de produtos e serviços. O tema integra a estratégia de sustentabilidade da Companhia e reflete o seu compromisso com todo o ecossistema.
Sobre a Viveo
A Viveo é um ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. A Viveo tem o propósito de cuidar de cada vida e a missão de simplificar o setor da saúde e democratizar o acesso por meio do suporte e manutenção em cada elo desta cadeia. É composta pelas empresas: Mafra, Tecnocold, Prevena, Cremer, Heathlog, Mafra Especialidades, Humania, Boxifarma, Far.me, Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion e dona das marcas Flexicotton, FW, Daviso, Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean.
Informações à imprensa – FSB Comunicação
Gislene Rosa | (11) 99229-8471 | gislene.rosa@fsb.com.br
Renata Nascimento | (11) 95166-7386 | renata.nascimento@fsb.com.br
Luciana Lima | Gerente de atendimento | (11) 98596-9601 | luciana.lima@fsb.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATA OLIVEIRA NASCIMENTO
renata.nascimento@fsb.com.br