Entre abril de 2023 e abril de 2024, o País teve saldo positivo de 2 milhões de empresas, totalizando 23.979.576 unidades ativas. Destas, mais de 60% (14.663.004) são Microempreendedores Individuais (MEIs), concentrando-se sobretudo no setor de Serviços. A conclusão é do estudo IPC Maps 2024, especializado há 30 anos no cálculo de índices de potencial de consumo nacional, com base em fontes oficiais.
Líder no ranking, o segmento Serviços registrou alta de 10,5% no período, marcando presença em 13,7 milhões de estabelecimentos, entre MEIs, Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e demais naturezas jurídicas. Em segundo lugar, está Comércio, com uma expansão de 3,7%, reunindo quase 5,7 milhões de lojas; seguido por Indústrias, que ampliaram sua participação em 7,1%, somando 3,8 milhões de companhias. Por fim, aparece Agribusiness, respondendo por mais de 837 mil empresas atualmente — um incremento de 5,8%.
Nesse contexto, segundo Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, as MEIs também tiveram saldo positivo de mais de 1,1 milhão de CNPJs, com destaque para Serviços, que abrangem 8,3 milhões dessas unidades, e Comércio com 3,6 milhões. Na sequência, vêm os setores Industrial, com 2,7 milhões, e o Agro, com seus 74,6 mil microempreendedores individuais.
Pazzini lembra que, de 2023 para 2024, a quantidade de empresas subiu 9,2% no interior e 7% nas capitais e regiões metropolitanas, contra 8,1% da média nacional. “Esse cenário pode ser explicado pela escalada do home office, pois mesmo que a empresa funcione em grandes centros, ela não necessita mais de grandes áreas de escritórios e essa modalidade de trabalho passou a ser mais frequente após a pandemia”, afirma.
Já em relação à distribuição de estabelecimentos no âmbito nacional, a Região Sudeste segue no topo, abrigando mais da metade (51,8%) das corporações, somando cerca de 7,3 milhões de unidades só no setor de Serviços. Depois, vem o Sul com 18,9%, Nordeste com 16,2%, Centro-Oeste e seus 8,4%, e Norte que, perdendo cada vez mais representatividade nos negócios, possui apenas 4,6% das organizações ativas no País.
Partindo para a análise quantitativa para cada mil habitantes, a pesquisa IPC Maps reflete uma melhoria geral. A começar pelo Nordeste e Norte que, mesmo nas últimas posições, evoluíram para, respectivamente, 70,58 e 62,80 corporações/mil habitantes. As demais regiões seguem em vantagem, contando com 149,06 (Sul), 145,10 (Sudeste) e 120,74 (Centro-Oeste) companhias/mil habitantes.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.
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LIVIA ARAGAO MC CARDELL
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