Nos últimos anos, as famílias LGBTQIAP+ no Brasil têm conquistado importantes avanços legais, como o reconhecimento do direito à união estável, casamento civil e adoção. Um marco relevante nesta trajetória foi estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao aprovar a licença maternidade para mães não gestantes nos casos de união homoafetiva. No entanto, apesar das vitórias, persistem desafios significativos, como a luta contra a discriminação, o preconceito e a garantia plena dos direitos parentais.
Diante deste cenário, a sensibilização do poder público e privado junto à sociedade, e a educação em relação à parentalidade plural, são fundamentais para superar os obstáculos e garantir a igualdade, principalmente no ambiente profissional. Pensando nisso, a Maternidade nas Empresas, consultoria especializada em equidade de gênero pela valorização das figuras parentais e suas interseccionalidades, listou 4 dicas para empresas que desejam apoiar a diversidade familiar.
Dar visibilidade aos diferentes formatos de família
A representatividade das diversas configurações familiares começa no reconhecimento da diversidade de experiências parentais, como por exemplo casais homoafetivos, pessoas transexuais que são pais biológicos e sócio-afetivos, para que possam estar envolvidos nos cuidados dos seus filhos, e sejam respeitados e valorizados nas suas escolhas de vida. Assim é possível construir um ambiente de trabalho mais empático e acolhedor, onde haja representatividade e engajamento da parentalidade.
Revisão de políticas internas
Ao revisar as políticas internas da empresa, é importante assegurar que todas as configurações familiares sejam respeitadas e incluídas — sendo assim, benefícios de licença parental, saúde e assistência infantil devem ser flexíveis e abrangentes. Nesse sentido, é possível conduzir um diagnóstico para identificar lacunas e áreas que necessitam de melhorias. Além disso, é recomendado envolver pessoas LGBTQIAP+ no processo de revisão, para garantir que suas necessidades e preocupações sejam diretamente abordadas.
Diálogo aberto e segurança psicológica
Estabelecer um diálogo aberto e acolhedor é fundamental para criar ambientes seguros de discussão dentro da empresa, além de ser uma estratégia eficaz para aumentar a percepção de bem-estar das pessoas, com resultados diretos no engajamento e produtividade do time. Dessa maneira, os profissionais podem compartilhar suas experiências e desafios relacionados ao cuidado com os filhos, especialmente em famílias LGBTQIAP+. Esses espaços podem ser workshops e palestras regulares que abordem a diversidade familiar, além de grupos de apoio e fóruns online, permitindo que todos se sintam ouvidos, respeitados e apoiados.
Combate ao preconceito e letramento
Para criar um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo, é essencial combater ativamente o preconceito e fornecer acesso a recursos de apoio, como a implementação de programas de conscientização e treinamento que abordem a discriminação baseada na orientação sexual e a disponibilização de informações claras e acessíveis sobre direitos parentais, além do letramento da liderança.
É importante que os profissionais saibam agir diante da diversidade, por isso, os discursos e comportamentos devem estar alinhados, de modo que não sejam considerados preconceituosos ou ofensivos, o que também impacta na reputação da empresa.
Sobre a Maternidade nas Empresas
Fundada em 2017 por Luciana Cattony, Mestra em Parentalidade, e Susana Sefidvash Zaman, Mestra em Equidade de Gênero e Inclusão, a Maternidade nas Empresas é uma consultoria especializada em equidade de gênero pela valorização da parentalidade no ambiente corporativo, que possui como um das abordagens a perspectiva interseccional, reconhecendo e valorizando a diversidade das famílias plurais. Em 2023, criou o Pacto pela Parentalidade, ecossistema entre pessoas e empresas que já conta com mais de 3 mil assinaturas, e tem como objetivo propor ações que apoiem mães e insiram homens na pauta do cuidado, impulsionando uma verdadeira transformação social. A consultoria já alcançou mais de 400 mil pessoas e atendeu cerca de 80 empresas, como Vivo, Suzano, Mondelez, JTI, Comgás e Whirlpool, trazendo soluções concretas com base no diagnóstico, a fim de reter talentos e reduzir a disparidade de gênero.
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STEFANY IANCA OLIVEIRA DA SILVA
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