Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Uncategorized»Devo fazer lavagem nasal em bebês?
Uncategorized

Devo fazer lavagem nasal em bebês?

18/06/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A lavagem nasal com soro fisiológico é recomendada para todas as pessoas, independente da idade e pode ser feita desde o nascimento. “Ela hidrata a via aérea, auxilia no funcionamento das células nasais e remove mecanicamente alérgenos e poluentes”, recomenda Dr. Celso G. S. Savioli, otorrinolaringologista do São Cristóvão Saúde e especialista em cirurgia nasossinusal e rinologia funcional.
 
No caso de bebês, a limpeza das cavidades nasais é fundamental sempre que forem notados desconfortos respiratórios ou sintomas de gripe e resfriados, visto que respiram exclusivamente pelo nariz até os dois meses de vida. Com o auxílio de uma seringa, essa ação evita a congestão nasal, pois facilita a eliminação de sujeiras e ajuda no combate à coriza, sintoma de inúmeras infecções respiratórias. 
 
Para auxiliar os pequenos, o especialista indica utilizar conta gotas e colocar apenas algumas gotas de soro fisiológico de cada lado. “Em pessoas que não estão doentes, poucas vezes ao dia (de uma a três) já bastam. Quem está com secreção nasal pode aumentar um pouco a quantidade”. Contudo, o responsável pela aplicação nos pequenos deve ter um cuidado redobrado: “O maior risco é na força e quantidade, que pode fazer com que o soro entre abruptamente nos ouvidos, causando dor ou entupimento”, explica. Sendo assim, cada idade e quadro clínico têm uma quantidade ideal. Porém, sempre deve ser realizada com baixa pressão na hora da lavagem, para evitar complicações ou desconforto. 
 
Segundo a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (Abope), em geral, a partir dos sete anos, a limpeza pode ser feita pela própria criança. “É válido enfatizar que a água de torneira ou de chuveiro, mesmo amornada, não pode ser utilizada na lavagem nasal, sendo a solução salina isotônica (soro fisiológico 0,9%) a mais indicada, podendo auxiliar, inclusive, em casos de rinite alérgica, com a limpeza atuando na remoção de substâncias que participam do processo inflamatório”, finaliza, Dr. Celso.
 
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 23 mil vidas do Plano Odontológico.

 O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.  
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA MARTINELLI GONCALVES DA GAMA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Benefícios e Fontes de Vitamina K2

17/02/2025

Pode confiar em farmácia de manipulação?

08/01/2025

Como são feitos os serviços de caça vazamento em casas, escritórios e demais estabelecimentos

02/01/2025
EM DESTAQUE

Clube04 inaugura franquia em Olímpia

27/11/20240

Abate de bovinos bate recorde no país, com raça Nelore predominante

23/03/20250

Dezembro Laranja: autoexame de câncer de pele ganha relevância com crescimento do número de casos no país

15/12/20230

SP fecha campanha de combate à violência contra mulher com acordos de cooperação

13/12/20230

Canal no dente, especialista explica o passo a passo do tratamento

25/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.