Na noite de domingo, 16 de junho, a influenciadora e atriz Gkay e o professor e especialista em História da Moda, João Braga, conversaram por duas horas e 10 minutos sobre os fundamentos da semana de moda de Alta Costura, seu surgimento, o funcionamento atual e como são eleitas as marcas participantes. Representante brasileira na Haute Couture, Gkay atualmente é a terceira influencer do mundo com maior visibilidade, de acordo com a plataforma de marketing, Lefty, que usa métricas do Instagram para medir seus resultados, e só ficou atrás da americana Kylie Jenner e da sul-coreana Han So Hee, que ocupam primeiro e segundo lugar, respectivamente.
A conexão de Gkay e Braga não é recente, a influenciadora é aluna do curso de História da Moda do qual ele leciona. Na Live, Braga explicou como se deu o surgimento do termo Alta Costura, iniciado na França, em Paris, especificamente, e é protegido por lei e designado pelo Ministro da Indústria Francês. Ele contou que, em meio ao século XIX, o inglês Charles Frederick Worth foi o responsável por criar a lógica de desenvolver coleções de peças desenhadas por ele, passando a fundar a sua própria Maison, em 1858. Criou-se uma sistemática de coleções e ateliês homônimos, que em sua evolução, necessitou da formação de um sindicato nomeado Chambre Syndicale de la Couture des Confectionneurs et des Tailleurs pour Dame, que mais tarde simplificou para Chambre Syndicale de la Haute Couture (Associação da Alta Costura Francesa), como hoje conhecemos pela Fédération de la Haute Couture et de La Mode, responsável por toda a indústria de moda francesa, e também suas semanas de moda. Worth também foi o primeiro a colocar uma etiqueta com o próprio nome nas peças, além de iniciar a tradição das coleções por estação (Fall-Winter // Spring-Summer) Hoje essa comissão controla e classifica a criação da alta costura. “Em teoria, ele não fundamentou [a alta costura] como regra. O que fez foi lançar determinadas premissas que passaram a ser essenciais ao negócio”, contou.
João Braga esclareceu que o chamado “Triangle d’Or” ou “triângulo de ouro”, em português, é formado pela delimitação de três avenidas — Montaigne, Georges V e a famosa Champs-Élysées — e é onde os ateliês devem se localizar, sendo obrigatoriamente proprietários de um prédio inteiro, pelas regras da Federação. Também contou que quando se fala em costureiro na França é o status mais alto da moda, o profissional que faz a roupa de ateliê. Já o estilista é o que cria para a indústria em produção em série (no caso para as coleções de prêt-à-porter ou ready-to-wear). Alguns costureiros também são estilistas, como é o caso de Maria Grazia Chiuri, que faz prêt-à-pôrter e a maison Dior.
Segundo Braga, uma roupa de alta costura pode custar em média 40 mil dólares, um vestido de noiva gira em torno de 300 mil dólares. Estima-se em média dois mil compradores no geral, porém apenas 250 clientes fieis, em sua maioria as norte-americanas e as árabes. “Alta Costura é um sonho de muitos e realidade para poucos”, definiu. Para o Professor de História da Moda, qualquer desfile de moda precisa de uma espécie de lente de aumento, seja o da Alta Costura ou o Pret-à -Porter, existe uma grande visibilidade para gerar um fato jornalístico, há a necessidade desse encantamento visual para despertar o desejo. E as maiores criações da Alta Costura costumam ser vistas, para o grande público, em eventos como o Met Gala, o Oscar e o Festival de Cinema de Cannes.
Recém-chegada de Cannes, em sua estreia no festival, Gkay contou toda a sua experiência. “Recebi o convite e nem acreditei. Eu nunca tinha participado de um tapete vermelho de um evento grandioso como Cannes, como muitas personalidades internacionais. De um lado a Catherine Deneuve, do outro a Lily Collins, e eu tinha que parar e me focar no caminho para não cair. Eu já estava nervosa desde cedo, tinha sido maquiada pelo Sir John, diretor criativo de maquiagem da Kilian Paris, o mesmo maquiador da Beyoncé. Pensa como eu estava? A dinâmica é muito diferente, você tem pouquíssimos minutos para cruzar o tapete até a escadaria, tudo precisa ser rápido porque o elenco do filme precisa ser o último a entrar na sala de exibição e tudo tem horário cronometrado como uma sessão de filme mesmo então a produção do evento tem essa função de controlar o tempo. Me deram a dica de cruzar o tapete em zigue-zague, o que me ajudou muito porque são muitas pessoas ali, é meio caótico”, revelou. Gkay contou ainda que o vestido da marca Kate Barton foi levado do Brasil para a Cannes e escolhido horas antes da ocasião. “Ele estava guardado no meu armário há algum tempo e queria usá-lo em um momento muito importante. Ele tem o shape perfeito, não é longo, queria evitar cauda para não ter perigo de tropeçar, imagina? Quando o vesti percebi que o contraste do azul com o tapete vermelho evidenciaria, além disso me senti muito segura e confiante. E acertei demais! Tinha que ser ele para a minha estreia em Cannes, elegante na medida”, disse.
Na live, Gkay e João Braga deram alguns palpites de quem pode vir a assumir a direção criativa da Chanel, no lugar de Virginie Viard, que no último dia 5 de junho anunciou sua saída por meio de um comunicado da Maison. Para o professor de História é difícil cravar no momento, mas ele citou Pierpaolo Piccioli (ex-Valentino) ou Hedi Slimane (ex-YSL, antes do belga Anthony Vaccarello. Gkay adicionou mais um nome à lista: Simone Rocha, que no início deste ano colaborou como designer convidada para coleção de SS da marca Jean Paul Gaultier.
Antes do encerramento da live, Gkay ainda adiantou que embarca neste sábado (22 de junho) para mais uma temporada com desfiles já fechados: Robert Wun, Schiaparelli, Stéphane Rolland, entre outros um fashion show surpresa, que será anunciado quando ela já estiver em Paris. “Estou ansiosa para essa temporada pois todo conhecimento adquirido nas aulas do Professor João Braga vão fazer ainda mais sentido. Na minha primeira semana de Alta Costura existiam conceitos que eu ainda não entendia, por isso estudar e agregar conhecimento é maravilhoso”, conta a influenciadora que teve seu primeiro convite pela própria Federação da Alta Costura e hoje está no ranking de maior visibilidade na temporada de Haute Couture. Como sempre, sua ansiedade é pelo show da Schiaparelli: “um desfile que gostaria de assistir ao vivo mas em pausa por ter tantos detalhes surpreendentes”. A live na íntegra pode ser vista por meio deste link
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MITSUKO KAMADA RADDI
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