Os seres humanos têm estado cada vez mais sedentários atualmente, o que significa que realizam menos atividades físicas e passam mais horas por dia sentados ou deitados. De acordo com a Biblioteca Nacional dos Estados Unidos, metade dos adultos norte-americanos passa mais de 9,5 horas sentada diariamente.
Esse hábito pode prejudicar bastante a mobilidade, gerando problemas como LER – Lesão por Esforço Repetitivo, tendinites, escolioses, entre outros.
De acordo com o criador do Método Kaiut Yoga, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, o nosso corpo foi projetado para se movimentar e ficar longos períodos parado prejudica as articulações e a mobilidade.
“O corpo humano é projetado para se movimentar, por isso, longos períodos de inatividade prejudicam as articulações e a mobilidade, mas infelizmente, isso tem se tornado cada vez mais comum”.
“Então pessoas que precisam passar muito tempo sentadas devido ao trabalho precisam intercalar esses momentos com intervalos para se alongar e movimentar um pouco o corpo”, explica.
Como o Yoga ajuda a manter-se ativo fisicamente?
O Yoga é uma técnica completa que ajuda a cuidar da saúde como um todo, mas a parte física, principalmente as articulações, recebe uma atenção devido a cada vez mais as pessoas se tornarem sedentárias.
A prática regular de Yoga pode ser incluída no dia a dia de qualquer pessoa e melhorar bastante a saúde física, afirma Francisco Kaiut.
“O Yoga ajuda a melhorar a saúde das articulações, mobilidade e saúde cardiovascular, etc., a manter-se ativo fisicamente. O grande ponto positivo dele é que pode ser facilmente incorporado no dia a dia, oferecendo alongamentos e exercícios que contrabalançam longos períodos sentados, existem asanas (posições físicas) que podem ser facilmente realizadas em intervalos no trabalho, por exemplo”.
“Além de beneficiar a saúde física, o Yoga é um estilo de vida que estimula alimentação saudável e atividades regulares, contribuindo para o bem-estar geral e a redução dos efeitos negativos da inatividade e do sedentarismo”, afirma.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIANO DE ABREU RODRIGUES
erre.mfpg@gmail.com