Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»ESTADOS»São Paulo»Meio Ambiente: conheça escolas que desenvolvem projetos de consciência climática
São Paulo

Meio Ambiente: conheça escolas que desenvolvem projetos de consciência climática

06/06/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

DownloadAlunos da capital, interior e litoral do estado têm desenvolvido projetos para preservação ambiental

Nesta quarta-feira (5) foram celebrados o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Ecologia e Dia Nacional da Reciclagem. Nas escolas da rede estadual de ensino, os alunos e professores se envolvem anualmente no desenvolvimento de atividades que destacam a importância de preservar a natureza e, cada vez mais, as mudanças climáticas têm sido abordadas dentro e fora de sala de aula.

De diferentes formas e diante da realidade de cada escola estadual e suas localidades, estudantes de unidades na capital, interior e litoral do estado têm desenvolvido projetos de preservação e protótipos que podem favorecer a sociedade no combate à crise climática.

Entre a criação de uma agrofloresta em uma escola da zona sul da capital, um sensor de encostas contra deslizamentos e a recuperação de um córrego, conheça algumas iniciativas de professores e estudantes da rede estadual de ensino.

Agrofloresta, 1,6 mil árvores e frutas na capital

Desde o ano passado, alunos da Escola Estadual Professor Andronico de Mello, na zona sul da capital, são responsáveis pela criação de uma agrofloresta no terreno da escola, em um espaço antes utilizado para depósito de lixo.

Nas aulas práticas de biologia, os alunos limparam todo o local e aprenderam sobre solo e compostagem antes do preparo dos canteiros. Aulas sobre produção e manejo de mudas também fazem parte do cronograma do projeto de agrofloresta.

Em outro canto da cidade, alunos de 16 escolas estaduais localizadas na zona leste, em Cidade Tiradentes, Cohab José Bonifácio, São Mateus e São Rafael plantaram e cuidam, desde o ano passado, de 1.600 mudas de árvores no projeto “Mini Florestas”, uma ação da Diretoria Regional de Leste 3 em parceria com o Coletivo Compô e Instituto UmaPaz.

No total, 12 mil estudantes serão beneficiados com o projeto com foco nas escolas localizadas em regiões de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. Cada uma das 16 escolas envolvidas receberá 100 mudas de árvores, de espécies como pau-viola, angico-vermelho, araçá-do-mato, araçá-vermelho, grumixama e guabiroba-amarela.

O projeto seguirá pelos próximos cinco anos, com apoio das instituições, para que os estudantes façam a manutenção das mudas e espaços das mini florestas. Um novo plantio está previsto para este ano.

Ainda na capital, a Escola Estadual Professor Victor Oliva envolve na quarta-feira (5) todas as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para o plantio de mudas de árvores frutíferas, como acerola, laranja, carambola, pitanga e mexerica. A ação acontece no espaço da horta da escola. Os professores também abordarão com os pequenos a importância de conhecer a origem dos alimentos e o cuidado com a terra. Todos eles receberão, ainda, uma sacola ecológica e um canudo de bambu ao final da festividade.

A ação coroa o trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos professores em sala de aula com o objetivo de formar alunos conscientes sobre a urgência da preservação ambiental, além da conexão com o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, neste dia 7 de junho.

Abelhas, composteira e sabão ecológico no interior

A Escola Estadual Professora Alzira Valle Rolemberg está no centro de um projeto socioambiental de resgate do córrego Piedadinha, na cidade de São José do Rio Preto.

Desde junho de 2022, quando o projeto teve início, com a professora de geografia Sandra Zanatta, a escola já fez o plantio de 600 mudas de espécies nativas do cerrado e da mata atlântica e prefeitura da cidade asfaltou a rua em frente à nascente, construiu uma pista de corrida e ciclismo no entorno, fez a limpeza do córrego e implementou um muro de gabião, que possibilita a drenagem do solo.

Nesta semana, o Córrego Piedadinha é assunto principal das ações de meio ambiente da escola. Na quarta-feira (5), os estudantes tiveram uma palestra sobre a importância das abelhas no ecossistema e o risco que a crise climática traz a esses insetos. Nesta quinta (6), eles vão instalar colmeias de abelhas Jataí — uma abelha sem ferrão — nas margens do córrego com apoio do projeto Melibilcem, o meliponário do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto, a partir das 14h30.

Para encerrar a semana, os estudantes e a professora seguem com a campanha “Salve o Piedadinha” e organizam uma ação educativa de limpeza de resíduos sólidos nas margens do córrego, a partir das 9h.

Na cidade de Bauru, na Escola Estadual Professora Ada Cariani Avalone — unidade que atende aos três níveis de ensino — foram as crianças que deram o primeiro passo para um projeto que tem transformado a escola. A unidade com 700 alunos matriculados e três refeições diárias envolveu os estudantes na discussão sobre descarte de lixo e desperdício de comida.

A partir daí, surgiu a proposta da criação de uma composteira coletiva, criada e organizada por 250 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a composteira, as crianças envolveram os pais, definiram junto com a direção escolar colocar um lixo comum no meio do pátio para o descarte exclusivo de frutas e cascas, que vão direto para a composteira, e passaram a cuidar dos jardins da escola e de novas espécies plantadas no espaço por eles com o adubo “cultivado” na composteira.

Segundo a diretora da unidade, a professora Marta Lúcia Crepaldi Munhoz, foram os estudantes pequenos que inspiraram os adolescentes do Ensino Médio, que agora organizam a retomada da horta na escola.

Em Olímpia, é um projeto de sabão ecológico que movimenta os dias da escola. Estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Anita Costa têm se dedicado à produção artesanal de sabão por meio da coleta de óleo vegetal saturado. A ação envolve todos os estudantes da escola, além de professores e a comunidade local, que contribuíram ativamente na coleta dos resíduos ao longo do primeiro semestre deste ano. O sabão produzido pelos estudantes será distribuído na próxima reunião de pais e mestres, marcada para a segunda quinzena deste mês de junho.

Sensor contra deslizamentos e condensador de água no litoral

No Guarujá, a Escola Estadual Marcílio Dias desenvolve protótipos de olhos nas chuvas e na escassez de água. A partir das aulas de robótica, os estudantes criaram um projeto de monitoramento de encostas, com o intuito de avisar os moradores sobre os riscos de deslizamento de terra.

Na mesma unidade de ensino, estudantes também desenvolveram um projeto de condensador de garrafas pet. O projeto foi pensado de olho em comunidades que sofrem com falta de água. Por meio da transformação de água no estado gasoso — coletada de madrugada por meio do ar frio e depois em contato com temperatura mais alta durante o dia — em estado líquido. No projeto, o condensador criado de materiais recicláveis tem 15 litros e é colocado na área externa da escola para as coletas durante a madrugada. A ação integra uma parceria da unidade com o Instituto Voz dos Oceanos, uma iniciativa de combate à poluição plástica em oceanos, rios e manguezais.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Meio Ambiente: conheça escolas que desenvolvem projetos de consciência climática apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gazeta da Semana | MELHOR MIDIA EDITORA E PUBLICIDADE LTDA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Escolher o seu Imóvel de Luxo no Itaim Bibi

24/09/2024

Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

24/06/2024

Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

24/06/2024
EM DESTAQUE

A escassez de trabalhadores americanos abre portas para estrangeiros em 2024.

17/01/20240

Com a maior delegação do país, SP busca o pódio nas Paralímpiadas Escolares

30/11/20230

Cannabis medicinal entra na pauta da OAB nacional em conferência em BH

28/11/20230

Andressa celebra faturamento de R$ 3 milhões na Privacy e relembra trajetória: "Eu venci"

07/10/20240

Escritor e jornalista Raphael Bruno lança segundo livro em 2023

07/11/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.