O setor logístico no Brasil já representa 13% do PIB, proporcionado pelo bom desempenho agrícola, fusões e aquisições entre empresas, além da implementação de novas tecnologias. Seguindo o mercado, em 2023 a Motz registrou uma receita líquida de R$ 1,172 bilhão, 13% maior em relação a 2022. Além do crescimento em faturamento, a empresa atingiu a marca de mais de 19 milhões de toneladas de volume transportado, superior a 25% com relação ao ano anterior.
“Antes da expansão da Motz para o mercado, em 2022, tínhamos a atenção voltada somente para a Votorantim Cimentos, com apenas 32 funcionários. Em dois anos, mais de 400 clientes já contaram com nossos serviços, atendidos hoje por um quadro de mais de 140 colaboradores. Fatores como ampliação da participação da base de clientes nos segmentos agrícola e de construção civil, o foco em atrair mais motoristas e fidelizá-los através do programa de benefícios e investimentos na área de tecnologia foram os principais responsáveis por estimular o crescimento acelerado da empresa”, explica André Pimenta, CEO da Motz. A empresa conta com 55 mil motoristas cadastrados, o dobro de 2022, que realizaram mais de 698 mil viagens. Dando continuidade à estratégia da companhia de crescimento de potencial, a Motz atingiu o marco de 140 funcionários, um crescimento de 57% com relação ao ano de 2022.
Para 2024, o foco será em crescer aproximadamente 30% da receita líquida e 35% da base de motoristas. “Nossa intenção é continuar evoluindo nos segmentos que foram responsáveis pelos resultados de 2023, consolidando nossa empresa como uma das maiores nesses setores. Além disso, pretendemos seguir inovando no setor logístico, alinhados com a transformação digital e o uso de novas tecnologias para otimizar e facilitar os processos dentro do segmento, garantindo eficiência e melhor experiência aos nossos motoristas e embarcadores”, confirma Pimenta.
Criada em 2020 pela Votorantim Cimentos, a Motz é uma transportadora digital que combina parceria, tradição e cuidado para conquistar embarcadores e transportadoras, além de impulsionar caminhoneiros autônomos pelo país inteiro.
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MAYTE LUCHTEMBERG LOPES
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