Rio das Ostras, uma cidade já renomada por ser a Capital Fluminense do Jazz e do Blues, celebra agora um novo marco cultural. A Festa de Literatura e Cultura da cidade (FLIC) foi oficialmente reconhecida como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto de Lei 2639/2023, de autoria da deputada Marina do MST (PT), foi aprovado por unanimidade nesta terça, dia 4 de junho, consolidando a importância do evento no cenário cultural fluminense.
“A FLIC é uma celebração vibrante da nossa cultura, destrancando obras autorais e periféricas, e reafirmando nosso compromisso com uma cultura viva, diversa e democrática. Um espaço onde todos têm voz e vez. Promovendo a leitura, a arte e a música”, declarou a deputada Marina em seu Instagra, evidenciando o papel fundamental da feira na promoção de uma cultura inclusiva e acessível.
A cidade de Rio das Ostras, já conhecida por sua forte conexão com o universo da leitura, reforça ainda mais essa identidade com a FLIC. Com o reconhecimento oficial, a Festa está pronta para expandir ainda mais seu alcance e impacto, solidificando Rio das Ostras como um polo cultural e essencial para toda a região dos Lagos.
O evento, que acontece em 2024 entre os dias 2 e 4 de agosto, no bairro Âncora, mais uma vez, será um ponto de encontro essencial para escritores, leitores, artistas e educadores. Este ano, a FLIC trará o universo do Hip-hop para dentro do evento, que sempre fez parte da Festa e prestará uma homenagem especial à sambista Leci Brandão e ao rapper Mano Brown, celebrando suas contribuições imensuráveis à cultura brasileira.
Leonardo Medeiros, coordenador da FLIC, ressalta que com a descentralização mais pessoas terão acesso ao universo da leitura. “Apesar de a Festa acontecer no bairro Âncora, nosso objetivo sempre foi descentralizar para todo o território de Rio das Ostras. Sendo um bem imaterial, teremos mais força para encontrar parceiros e mãos que nos ajudem não apenas nesta descentralização, que dará mais acesso ao livro e à literatura.”
Para Guilhermina Rocha, presidente do Centro Cultural de Educação Popular, a declaração da FLIC como patrimônio imaterial é um reconhecimento justo e necessário. “Não é apenas um evento, é uma experiência transformadora que envolve toda a comunidade. Cada edição nos aproxima mais dos nossos sonhos de uma sociedade mais justa e leitora.”
A Flic – Para que essa iniciativa continue crescendo e alcançando mais pessoas, é fundamental o apoio de empresários, poder público, terceiro setor e sociedade civil.
Com mais suporte, a Flic pode atingir seu objetivo de descentralizar as atividades literárias para todo o território de Rio das Ostras, promovendo o acesso ao livro e à cultura de forma mais abrangente.
Quem deseja contribuir para a manutenção e crescimento da Flic pode entrar em contato pelo e-mail flicriodasostras@gmail.com ou diretamente com a coordenação pelo telefone (22) 99951-7372. Juntos, podemos fazer da Flic um evento ainda mais inclusivo e transformador para nossa comunidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruno José Machado Pirozi
brunopirozijornal@gmail.com