A NTT DATA, empresa líder em serviços de TI e negócios digitais, está desenvolvendo uma solução baseada em inteligência artificial (IA) generativa que cria perfis digitais a partir de um público-alvo para simular consumidores reais.
Chamada “personas digitais”, a tecnologia começou a ser desenvolvida em outubro do ano passado por meio da combinação de informações obtidas de pesquisas reais com dados sintéticos, proporcionando uma representação detalhada de pessoas reais. O objetivo é que elas sejam usadas no desenvolvimento de produtos, campanhas de marketing e pesquisa de mercado. Atualmente, a realização de pesquisas com usuários e consumidores é cara e demorada, com recrutamento complexo envolvendo privacidade e consentimento.
A persona digital é gerada a partir de dados etnográficos coletados do público-alvo, abrangendo aspectos como faixa etária, valores pessoais e motivações. Essas informações são cruciais, pois influenciam diretamente as opiniões e comportamentos dos consumidores. A personalidade e outros detalhes são sintetizados para enriquecer a base, com uma camada de contexto específica para cada pesquisa adicionada, o que aumenta significativamente a assertividade das respostas das personas.
Entre os casos de uso de personas digitais, destacam-se:
Design Thinking: Simulação de workshops para testar ideias e soluções inovadoras antes do envolvimento de humanos.
Entrevistas em profundidade para pesquisas de mercado: Simular a realização de pesquisas qualitativas com perguntas abertas, fornecendo insights sobre expectativas e necessidades do público.
Atendimento ao cliente: Simular interações com clientes em diversos cenários de atendimento para treinamento de equipes de suporte, bem como treino de chatbots.
Análise de campanhas publicitárias: Analisar textos, imagens e realizar testes A/B para identificar mensagens e elementos visuais mais eficazes para diferentes públicos.
Discussão entre as personas para coleta de pontos de vista: Focus Groups com personas digitais para simular discussões e debates, obtendo diversos pontos de vista e identificando padrões de comportamento e opiniões.
Simular o impacto de decisões estratégicas: Avaliar como modificações em produtos ou serviços, alterações de preço ou lançamentos de campanhas impactam diferentes segmentos do público-alvo.
“Cada persona digital é projetada para agir e reagir de forma similar aos seres humanos, com o objetivo de facilitar o entendimento das necessidades e preferências do usuário final e, por sua vez, auxiliar na criação de soluções mais centradas no usuário”, diz Eli Rodrigues, diretor de Experiência Digital da NTT DATA. “Num contexto de empresas cada vez mais pressionadas por custos e tendo que lançar novidades num prazo cada vez mais curto, o uso correto dessa tecnologia traz eficiência a esse processo.”
A tecnologia está sendo testada em caráter experimental com clientes da NTT DATA em setores como bancos, telecomunicações e bens de consumo. Nos primeiros testes, as aplicações de personas digitais mostraram uma redução de tempo pela metade o desenvolvimento da pesquisa. A expectativa é disponibilizar oficialmente para o mercado antes do final deste ano.
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