De acordo com os dados divulgados pela ABCasa, em parceria com o IEMI – Inteligência de Mercado, o varejo de artigos para casa registrou uma receita mensal estimada em R$ 7,3 bilhões em fevereiro, representando uma queda de 8,9% em valores nominais em relação ao mês anterior. Em volumes físicos, essa queda foi de 9,1%.
No acumulado do ano até fevereiro de 2024, o segmento apresentou um aumento de 4,8%. A inflação do varejo de artigos para casa foi de 0,41% em março, resultando em uma variação positiva de 0,44% no acumulado do ano e uma alta de 1,45% nos últimos doze meses.
Anderson Passos, diretor-executivo da ABCasa, comentou sobre os dados divulgados: “É natural observarmos uma queda nas vendas do varejo no início do ano, principalmente após os meses promissores de novembro e dezembro. Este é o momento em que a indústria se prepara para abastecer o varejo no segundo semestre.”
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do segmento de artigos para casa apresentou um aumento de 0,41% em março de 2024, acima da inflação geral que foi de 0,16%. Destaca-se que utensílios e enfeites registraram a maior queda no mês (-0,53%), enquanto cama, mesa e banho apresentaram o maior aumento (+1,22%).
Esses dados refletem a dinâmica do mercado de artigos para casa e decoração e fornecem informações valiosas para os profissionais e empresas do setor.
O termômetro da ABCasa aponta as estimativas desenvolvidas a partir de dados exclusivos dos painéis de pesquisa do IEMI para a ABCASA, complementados por fontes de dados e indicadores conjunturais de desempenho de diversas fontes oficiais, como IBGE, SECEX e CAGED, entre outras.
A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil – ABCasa, é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.
Com mais de 650 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.