Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
  • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»FINANÇAS»Desafios do frete grátis: Empresas enfrentam o dilema de manter a atratividade sem comprometer a lucratividade
FINANÇAS

Desafios do frete grátis: Empresas enfrentam o dilema de manter a atratividade sem comprometer a lucratividade

10/05/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Quando os maiores e-commerces iniciam uma batalha pelo frete grátis, ainda que dentro de determinadas regras — como a assinatura de um serviço, no caso da Amazon Prime, ou compra num valor mínimo, como no caso da Shopee —, a tendência é que esse benefício aos consumidores seja reproduzido por mais empresas. Mas será que a venda continua valendo a pena? Ou arcar com os custos logísticos acaba com a margem de lucro?

Perder o cliente no carrinho por conta do valor do frete é uma dor compartilhada por muitas marcas que trabalham com entregas, mas assumir o gasto integralmente não é sempre a melhor resposta. Rodrigo Miranda, CEO e fundador da consultoria VPx Company, explica que as empresas precisam avaliar diversos fatores antes de tomar essa decisão: “O modo como você computa esse custo logístico pode fazer uma grande diferença depois de todas as contas. É preciso se perguntar se ele está sendo considerado um custo variável, se foi comparado com outros mecanismos de atração e retenção de clientes, entre outras questões”.

Além de trabalhar com estratégias empresariais na VPx, Miranda também foi fundador da startup Shipp, que foi posteriormente vendida e se tornou a Americanas Delivery. Lá, ele enfrentou esse quebra-cabeça e formulou o subsídio de frete, que não zerava a taxa para o usuário, mas reduzia consideravelmente. Essa conclusão partiu de uma série de análises, que ele agora indica para outras empresas.

“Muitos lugares, ao fazer um demonstrativo de resultados [DRE], colocam o custo do frete lá embaixo separadamente, depois da margem de contribuição. Aí que está o erro: o frete é um custo variável e deveria vir antes da margem”, relata o CEO.

A margem de contribuição é o quanto sobra da receita após uma venda. O problema, então, pode ser literalmente o posicionamento em uma planilha: se os cálculos são feitos primeiro e o frete é descontado depois, a empresa pode não ter visibilidade sobre o real custo de uma eventual gratuidade. O resultado, em alguns casos, é uma margem de contribuição negativa; ou seja, prejuízo a cada venda. “Alocar uma linha de despesa ou custo no lugar errado pode ofuscar informações essenciais”, Rodrigo ressalta.

Outro ponto relevante sobre o assunto é a comparação com outros benefícios para o consumidor. Os cupons de desconto, por exemplo, também estão em alta e podem se tornar um ponto central para o aumento de conversões. Eventualmente, a conta talvez feche com mais facilidade nesse caso do que com o frete grátis. Para alguns clientes, o efeito na prática será o mesmo, mas a diferença para a empresa ocorre nas situações em que zerar o frete seria mais caro.

O efeito no marketing também precisa ser considerado. Aumentar as vendas é o contrabalanço de toda essa operação, afinal, então é necessário avaliar qual tipo de benefício converte mais. Talvez, um cupom de 10 reais gere menos compras do que a gratuidade de frete cuja média é de seis reais. Cada caso é único.

“A questão principal é tomar a decisão de forma consciente. Se você estudar o negócio, alocar o custo da maneira certa e chegar em um resultado positivo, perfeito. Mas oferecer algo apenas porque a concorrência também oferece não é necessariamente a melhor pedida, e é essa diferença que precisa ficar clara”, conclui Miranda.

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024

Artesanato fomenta cultura e gera renda em Jequitibá, a ‘Capital mineira do folclore’

04/09/2024
EM DESTAQUE

Rodovias concedidas receberam mais de 2,5 milhões de veículos no feriado de Páscoa

02/04/20240

Paraná registra 3.234 novos casos de dengue

13/01/20240

Carol Paiffer é Top 10 no prêmio iBest

16/02/20240

Os desafios de uma startup do setor de transportes, segundo o seu CEO

12/09/20240

Preço médio do diesel inicia setembro ainda acima de R$ 6, mas com tendência de estabilidade, aponta Edenred Ticket Log

25/09/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.