Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
domingo, maio 11
EM DESTAQUE
  • Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA
  • Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano
  • Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Atenção, provedor! O momento de cobrança pode (e deve) ser melhor
TECNOLOGIA

Atenção, provedor! O momento de cobrança pode (e deve) ser melhor

02/05/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por Rafael Justino

 

Levar excelência a todas as frentes de atuação e comunicação é uma missão compartilhada por muitos ISPs (Provedores de Serviços de Internet), enquanto a chave para a prestação de serviços condizentes com as expectativas dos clientes e, por que não, até capazes de ir além. Claro, esse não é um objetivo livre de desafios, o que evidencia a necessidade de pensarmos em soluções cada vez mais transgressoras, que fujam do senso comum e tragam uma flexibilidade exigida pelo mercado e os próprios consumidores.

 

Um bom ponto de partida para essa reflexão, sem dúvidas, é a jornada financeira proporcionada por provedores, sustentada pelo momento de cobrança e faturamento. Aqui, temos uma ‘faca de dois gumes’ que precisa ser considerada: se a experiência for positiva, em um contato financeiro personalizado e inteligente, é plausível que o ISP aguarde benefícios interessantes, como a satisfação do usuário e a redução nos índices de inadimplência; agora, se essa comunicação for mais desorganizada e até engessada, sem olhar para as preferências de cada cliente, a chance desse relacionamento ser fortemente prejudicado é muito maior.

 

Sob a perspectiva do provedor, há uma grande abertura para que a relação financeira seja devidamente fortalecida, com o desenvolvimento de soluções dedicadas ao setor e formatadas como verdadeiros facilitadores bancários. Isso implica em um olhar mais moderno para a gestão financeira em sua totalidade, e se estende para o fim da comunicação e o atendimento ao usuário. Nas duas frentes, o momento para abraçar a inovação nunca foi tão convidativo.

 

Internamente, controle é palavra de ordem

Na prática, o que um facilitador bancário, através de uma ferramenta financeira, é capaz de oferecer aos ISPs? No alicerce de uma mudança estrutural (e estratégica) como essa, está o controle como fator mandatório. Em uma solução robusta, o provedor deve ter condições de controlar suas ações financeiras, acessar todo o histórico de movimentações, verificar o status dos boletos e fomentar, de maneira cotidiana, a automatização dos processos de finanças.

 

Com atenção a critérios de segurança, visto que a homologação da plataforma escolhida precisa estar em sinergia jurídica e ser certificada com parâmetros legais necessários, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), hoje, é possível contar com um ambiente de informações centralizadas e unificadas, com fácil visualização e relatórios personalizados. Na questão da inadimplência – um aspecto sensível e caro a diversos gestores –, esses dashboards ainda podem trazer uma visão clarificada e abrangente sobre os índices entre os clientes.

 

Com o cliente, o foco é na experiência

Com a ‘casa arrumada’ e bem pavimentada pela ferramenta, os benefícios devem se ampliar à jornada financeira, mencionada no início do texto. Categoricamente falando, a etapa de cobrança e faturamento não pode ser menosprezada, justamente por representar um momento crítico não só para a forma como o usuário enxerga e entende sua marca, mas para a obtenção dos resultados esperados pelo provedor. Essa é uma finalidade que tem origem em uma experiência agregadora, pensada ‘com a cabeça’ do consumidor. Mais do que um exercício de empatia, esse é um compromisso fundamentalmente estratégico.

 

Praticidade e flexibilidade são princípios que não se pode abrir mão na comunicação financeira atual. Proporcionar o formato de pagamento mais vantajoso, por exemplo, também faz diferença. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o PIX se confirmou como o meio de pagamento mais popular do Brasil, em dados levantados sobre 2023. Ignorar essa possibilidade, portanto, é renegar um hábito absolutamente disseminado entre a população como um todo, o que deve incluir o público de Telecom.

 

Atuar em canais segmentados, por outro lado, demonstra o potencial de uma comunicação multicanal. Indo além de SMS e e-mails – que possuem suas vantagens e designações específicas –, entendo que, se o WhatsApp surge como um canal promissor, é importante que a empresa utilize esse espaço em seu benefício e do usuário, levando, inclusive, o envio de faturas, com mensagens personalizadas.

 

Por fim, é quase impossível não enxergar essa mudança de mentalidade dos provedores sobre o momento de cobrança com bons olhos. É sobre acompanhar exigências e saber se comunicar com os consumidores e, principalmente, fazer jus à uma onda de profissionalização que, ao fortalecer a gestão financeira de ISPs, abre portas para que essas empresas cresçam de forma sustentável, com competitividade e serviços de alta qualidade.

 

Sobre a MK Solutions   

Desenvolvedora de software de gestão e soluções digitais feitas para provedores de internet, a MK Solutions nasceu como uma ISP. No entanto, em 2008, a empresa identificou a necessidade de desenvolver uma ferramenta de gestão completa para esse mercado e, assim surgiu a MK Solutions. Atendendo provedores de todos os tamanhos, com mais de milhões de clientes autenticados, as soluções desenvolvidas pela companhia conectam pessoas e apoia o crescimento dos provedores de internet, ajudando a evoluir e expandir processos, e proporcionando cada vez mais qualidade e inovação ao segmento.

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
EM DESTAQUE

Centro de São Paulo ganha mais 140 policiais para reforçar a segurança

01/03/20240

Drª. Luciana Dias recebe homenagem em evento na ALESP

21/03/20240

PCHs e CGHs: demora no licenciamento atrapalha novos investimentos em hidrelétricas

26/02/20240

Doenças oculares em crianças devem ser identificadas e tratadas antes do retorno às aulas

20/01/20240

Comprou smartphone na Black Friday? 4 vantagens que você precisa saber sobre seguro celular

11/12/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.