“A Tesla (TSLA) divulga, nesta terça-feira (23), após o fechamento do mercado, o balanço dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024. Este deve ser o balanço da montadora de veículos elétricos (VEs) pertencente a Elon Musk mais crítico desde o final de 2020, quando suas ações passaram a compor o S&P 500.
Diante da atual estagnação no crescimento das vendas de VEs, problemas econômicos na China e a decepcionante produção inicial do Cybertruck, os investidores estão ansiosos para entender se Musk tem um plano viável para reverter a situação antes que seja tarde demais, penalizando as ações da companhia com uma queda acumulada em 2024 de 42,83% até o pregão de ontem.
Imagem 1: Gráfico diário das ações de Tesla (Novembro/2023 a Abril/2024)
Fonte e elaboração: br.investing.com
Quando discutimos a Tesla, devemos lembrar que o valor percebido pelos acionistas permanece como o fator mais importante na equação. Isso significa que a orientação futura dos próximos resultados provavelmente será o fator mais observado de perto no balanço, o que poderia significar problemas para a empresa, já que, até agora, a temporada de balanço tem sido implacável nessa área em meio às mudanças nas expectativas de taxa de juros.
Novamente, um possível engasgo no estoque nos próximos meses pode ser um risco premente para a Tesla. Se Musk não apresentar um plano viável para enfrentar o crescente hiato entre produção e vendas, poderíamos presenciar mais restrições de margem, possivelmente comprometendo futuras reduções de preços ou outras iniciativas de vendas, provavelmente levando a mais cortes de empregos.
No front de inovação, os investidores estão ansiosos para encontrar quaisquer indícios de que um veículo mais barato, como o Model 2, ainda esteja nos planos. Isso é certamente muito mais urgente do que o RoboTaxi, que enfrenta severos riscos regulatórios.
Um dos principais problemas para a Tesla — e para toda a indústria de veículos elétricos no momento — é que a inovação atingiu um patamar em meio a custos de capital mais altos e maior escrutínio do balanço patrimonial dos investidores. Dado que as taxas de juros provavelmente permanecerão altas pelo menos até setembro, os investidores também estarão procurando indícios de se a empresa pode manter o tão importante talento humano neste cenário.
Por outro lado, no entanto, as expectativas têm sido moderadamente baixas, o que pode limitar o potencial de desvalorização da empresa. Além disso, eu não ficaria surpreso com um anúncio de última hora por Elon Musk hoje à noite, já que ele é conhecido por criar valor para os acionistas, mesmo (ou especialmente) quando os números mostram o contrário”.
*Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com
Sobre Nós
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.
Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.
Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.