Com mais de uma década de experiência atuando no mercado editorial, especificamente como executiva de marketing, Dany Sakugawa aprendeu que é extremamente difícil um livro se tornar um sucesso de vendas. “Se você perguntar para os grandes editores, livreiros, profissionais do setor, eles te dirão com convicção que de cada 100 livros lançados no Brasil somente um pode ser considerado um sucesso de vendas”, afirma.
A partir dessa constatação, a missão profissional de Dany passou a ser a de encontrar uma maneira de quebrar essa barreira, fazendo com que mais e mais escritores pudessem saborear o gosto de serem lidos por milhares de pessoas. Para isso, a especialista em marketing editorial desenvolveu um conjunto de práticas e técnicas denominado The Book Business, em que municia o escritor de ferramentas “para que consiga extrair o máximo de seu livro, enquanto aumenta drasticamente sua autoridade no mercado onde atua”.
Para chegar até esse momento, onde trabalha arduamente para que escritores superem obstáculos a fim de encontrarem o melhor caminho para serem lidos por um número cada vez maior de pessoas, Dany, ela mesma, teve que ultrapassar inúmeras barreiras em sua trajetória de vida. De origem simples, com a infância e adolescência passada em Jaçanã, distrito da Zona Norte de São Paulo, Dany foi criada por três mulheres: sua mãe, sua avó e sua tia. “Nossa vida era tão simples que para conseguir sustentar a gente, minha mãe viajou ao Japão para trabalhar quando eu tinha apenas 2 anos”, conta.
A origem não tão abastada de Dany também se exemplifica nas dificuldades que seus familiares tiveram em acessar níveis mais elevados do sistema educacional. Antes dela, a primeira pessoa da família a concluir o ensino médio e a cursar faculdade foi a sua tia, que se tornou professora de Literatura. Ao estourar a bolha, a tia de Dany fez com que ela também expandisse seus horizontes. Dela (e de sua mãe, que sempre foi uma leitora voraz) a especialista em marketing editorial herdou o gosto por ler e pela literatura. “Minha infância sempre foi cercada de muitos livros”, relata.
Assim, não é de se espantar que Dany tenha se apaixonado pelo mundo editorial e tenha escolhido fazer uma carreira neste mercado, onde angariou bastante experiência. “Nos últimos 10 anos, eu tive a incrível oportunidade de trabalhar lado a lado com os melhores editores, editoras, autores, revisores, capistas, ghost writers, jornalistas e livrarias do mercado editorial”, diz a especialista em marketing editorial, ressaltando que, durante esse período, ajudou a lançar pelo menos 500 escritores, que somados passam da marca de 10 milhões de livros vendidos. “Minha vivência no mercado editorial rendeu muitas campanhas, muitos acertos, erros e muitos aprendizados”, afirma.
Uma das grandes lições extraídas por Dany neste período foi a de que, mais importante do que ensinar um autor sobre estratégias de marketing, é aprender com ele para conseguir adaptar as táticas e técnicas existentes às suas peculiaridades. “A cada lançamento eu descobri que preciso me inteirar sobre o público-leitor e o gênero literário daquele autor a fim de melhor orientá-lo nas ações que ele precisa tomar para desenvolver um plano que leve o livro dele ao sucesso”, diz.
Danny relata que já trabalhou com diferentes perfis de autores, desde grandes empresários até estudantes, passando por cientistas, psicanalistas, advogados e professores. E o que aprendia com a expertise de um profissional buscava aplicar no lançamento de autores com bagagens diferentes. Por exemplo, os ensinamentos sobre engajamento e monetização adquiridos ao trabalhar um livro de um influenciador digital eram, posteriormente, aplicados no lançamento de obras de escritores com pouca audiência.
Durante 10 anos, a partir dessa filosofia, a especialista em marketing editorial aprendeu novas técnicas, implementou-as com diferentes autores e aos poucos melhorou sua execução. Todo esse processo de construção, teste e melhoria contínua fez Dany encontrar as atividades essenciais que todo o autor de livro precisa fazer para ser bem-sucedido com relação à vendagem de seus livros. “Ficou claro que existem centenas de formas de divulgar um livro, mas essas ideias não valem nada se elas não estiverem organizadas da maneira certa, no tempo certo, do jeito certo”, afirma.
Nasceu então o método The Book Business, do qual Dany extraiu uma regra que considera a número um do marketing de livros. A saber: não é o escritor que tem que encontrar seus leitores. São os leitores que precisam encontrar seu livro. A especialista em marketing editorial explica que o autor que persegue seus leitores é, geralmente, aquele que não segue um método para divulgar sua obra. “Ele recebe dicas, tem ideias e as divulga a esmo”, diz.
Já o autor que é encontrado pelos seus leitores pratica aquilo que Dany denomina “cuidar do seu jardim”, termo que faz referência ao poema do escritor Mario Quintana, intitulado “Borboletas”. No texto, Quintana escreve que “o segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você .
Assim, conforme a especialista em marketing editorial, “cuidar do seu jardim” é tomar conta da plataforma do autor, compreendida como todos os possíveis caminhos que o leitor passará até chegar ao livro. São eles: audiência, redes sociais, funil de vendas, contatos, base de e-mail, marketing pessoal, a capa do livro, a edição, revisão, evento de lançamento etc. “Quando o autor cuida de sua plataforma da forma correta, com método e estratégia, ele fica mais próximo de atrair novos leitores, de receber depoimentos espontâneos, de aumentar os pedidos de livros e principalmente, de ser considerado como referência, autoridade em sua área”, diz.
Ao todo Dany tem 17 anos de experiência na área de marketing, 12 anos deles atuando diretamente no mercado editorial. Além de sua experiência profissional, ela angariou conhecimento para desenvolver seu método de transformar autores em best-sellers através de suas formações acadêmicas. Formada em Comunicação Social pela faculdade Cásper Líbero, tem pós-graduação pela PUC-RS e MBA executivo pelo Insper.