A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de Gestão Empresarial (ERP/EIP) do país, em parceria com a Espresso, plataforma de gestão de despesas corporativas, anuncia o Panorama sobre Gestão dos Gastos Corporativos. O estudo analisou mais de R$310 milhões em despesas, abrangendo mais de 3 milhões de transações financeiras em cerca de 750 empresas, de todos os portes, localizadas nas cinco regiões do país. As principais conclusões são que os gastos corporativos e as tentativas de fraudes em despesas a serem ressarcidas aumentaram em 2023.
O levantamento mostra que alimentação (36,75%), transporte (28,79%), KM rodado (18,3%), outros (12,53%) e hospedagem (3,87%) são as categorias de despesas mais utilizadas pelas organizações. Entretanto, o maior volume de despesas registradas é em transporte, totalizando R$136 milhões contra R$70 milhões em alimentação. Analisando os centros de custos, o setor comercial é o que mais se destaca, representando 59% do total, seguido pelas áreas administrativo (17,78%) e marketing (9,76%).
“Esses dados fornecem uma visão abrangente do cenário atual da gestão dos gastos corporativos no Brasil. O objetivo é destacar as tendências, desafios e oportunidades para as empresas melhorarem seus processos, internos e externos, além de suas estratégias financeiras. Esses fatores, certamente, otimizarão tempo e recursos, impactando os resultados das empresas”, comenta Mariá Menezes, Diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya.
Em relação à média diária de gastos com alimentação, o valor foi de (R$77,31) em 2023. Considerando as capitais de cada estado, o ranking com as cidades que mais gastam com alimentação foram, respectivamente, Rio de Janeiro (R$60,16), Vitória (R$54,93) São Paulo e Belo Horizonte (R$54,47).
“É interessante entender que os valores de quase todos os tipos de despesas variam bastante conforme as regiões. No caso da alimentação, por exemplo, o preço da refeição está relacionado ao custo de vida de uma determinada cidade. Portanto, é importante levar em consideração todas essas variáveis na hora de criar as políticas de reembolso”. Fábio Antunes, Co-Founder do Espresso.
Quanto aos processos de pagamentos, 66,97% optaram por reembolsar os colaboradores, enquanto 33,62% escolheram realizar adiantamentos. A preferência de80% dos respondentes foi quitar os débitos em dinheiro, enquanto cerca de 19% escolheu fazer por meio de cartões de crédito. Em média, as companhias levaram 14 dias para efetuarem o pagamento dos reembolsos e dedicaram 6 horas e 10 minutos para realização dessa tarefa.
Mariá Menezes ressalta que esses números indicam diferentes abordagens na gestão de despesas e refletem as estratégias corporativas adotadas. Além disso, a especialista avalia que isso pode ser visto como um ponto de atenção e possíveis melhorias na experiência dos funcionários.
Em relação às fraudes, houve um aumento significativo em 2023, com mais de 22 transações reprovadas, um crescimento superior a 6% em relação ao ano anterior. Essas despesas reprovadas totalizaram mais de R$ 4,4 milhões, um valor 59% maior em relação a 2022. A inteligência artificial desempenhou um papel fundamental na identificação dessas fraudes, com 6.334 despesas relacionadas à compra de bebidas alcoólicas e 2.028 relacionadas ao tabaco. “Contar com IA na gestão de despesas vai além da detecção de fraudes e segurança nos processos. Ela consegue reduzir em até 80% o tempo gasto no controle dos gastos, o que tem ajudado as empresas aumentar sua eficiência operacional “, comenta Fábio.
“A presença da tecnologia será cada vez maior e mais importante na rotina daqueles que lidam com gestão empresarial. Sem dúvida, soluções de IA, machine learning ou mesmo de analytics terão um papel fundamental na evolução do setor”, finaliza Mariá.
Para ter acesso à pesquisa completa, clique no link.
Sobre a Sankhya Gestão de Negócios
A Sankhya Gestão de Negócios é uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP). Fundada em 1989 pelos irmãos Felipe Calixto e Fábio Túlio, tem como objetivo transformar a sociedade por meio da gestão e seus diferenciais baseiam-se na liberdade e autonomia do seu sistema. A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas. Em 2020, recebeu um aporte de R$425 milhões aplicados pelo fundo soberano de Singapura, o GIC, essa transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do País, o que faz da Sankhya uma das maiores provedoras de ERP do País. Hoje, possui mais de 50 Unidades de Negócios, 2.000 funcionários e 20 mil clientes nos 26 Estados da Federação. Além disso, tornou-se Grupo ao adquirir empresas como a Ploomes, maior CRM da América Latina, PontoTel, Neppo, Meetime, e a última, em dezembro, a Mindsight.
Sobre o Espresso
O Espresso é uma empresa referência em soluções de gestão de despesas corporativas, focada em trazer inovações tecnológicas para simplificar e otimizar processos financeiros. Desde softwares para gestão de despesas com uso de inteligência artificial, conta digital e cartões corporativos e solução para gestão de despesas recorrentes. Acesse www.espressoapp.com.br e saiba mais.