São Paulo, abril de 2024 – Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mapeou o impacto do transporte de pessoas em duas rodas no PIB do Brasil: R$5 bilhões. O estudo utilizou o Modelo de Insumo-Produto e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e teve o objetivo de quantificar a relevância econômica da categoria no país. O levantamento foi feito com a marca mais utilizada no território nacional, 99Moto.
A pesquisa apontou geração de atividade econômica por meio desta atividade em todos os estados, com impactos positivos em todas as atividades econômicas. Os efeitos mais significativos foram nos setores de comércio, serviços privados e material de transporte. Outras atividades como agricultura, alimentos e vestuário foram beneficiadas indiretamente.
Geração de renda e empregos indiretos
Os resultados apontaram que os R$5 bilhões injetados pela 99Moto no Produto Interno Bruto (PIB) nacional no ano de 2023 representaram 0,05% do total. O levantamento demonstra ainda que o modal gerou mais de R$2 bilhões de renda às famílias brasileiras, mais de R$461 milhões em impostos (municipais, estaduais e federais), além de garantir mais de 114 mil empregos indiretos.
Foram calculados também os impactos diretos e indiretos induzidos pela categoria em toda a extensão de sua cadeia produtiva, resultando em R$11 bilhões no valor bruto de produção (VBP). A cadeia produtiva inclui as conexões com o fornecimento de insumos como a compra de motocicletas, o aluguel desses veículos e os gastos com manutenção e transações econômicas após a prestação do serviço – entre eles o pagamento aos motoristas.
Comparações
O impacto total do transporte em duas rodas sobre o PIB (R$5 bilhões) é igual ou maior que o PIB de 95% dos municípios brasileiros. Entre eles estão cidades como Nova Friburgo (RJ), Ubatuba (SP) e Caldas Novas (GO). Equivale também a 40% do total gasto mensalmente com o Programa Bolsa Família, do Governo Federal.
Já o efeito sobre a renda (R$ 2 bilhões) é superior ao montante gasto mensalmente com Bolsa Família no estado de São Paulo.
O impacto total sobre impostos sobre bens e serviços (R$461 milhões) é maior que o valor de impostos sobre bens e serviços arrecadados em vários municípios brasileiros, como a arrecadação anual de 2021 do município de Porto Seguro.
Em relação ao efeito total sobre empregos (114 mil), é maior que a população de um município do porte de Ouro Preto (MG).
Impacto local
A FGV revelou que os impactos mais representativos no PIB local foram nos estados com maiores níveis de pobreza. Como proporção do PIB, os estados em que a 99Moto tem maior impacto são Amapá (0,16% do PIB), Amazonas (0,16% do PIB) e Ceará (0,15% do PIB).
Na cidade de São Paulo, que ainda não conta com a categoria, a fundação estima que a 99Moto poderia induzir a atividade econômica em até R$820 milhões em PIB, gerando mais de 11 mil empregos diretos e indiretos.
Em São Paulo, seriam gerados R$28 milhões em impostos (contando os municipais e as transferências intergovernamentais). Esse montante de arrecadação equivale ao orçamento do programa Bolsa Trabalho do município em 2023, e também representa aproximadamente a metade do orçamento da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo em 2023.
Ainda de acordo com a pesquisa, as corridas 99 no município de São Paulo induziriam impacto econômico positivo, verificado em todas as variáveis e regiões estimadas. Para o estado de São Paulo, é estimado impacto de R$1,7 bilhão em produção e de R$400 milhões na renda das famílias.
Líder nacional em cobertura sobre duas rodas, a 99Moto é a marca mais usada no Brasil na categoria, sendo utilizada com mais frequência por 40% dos entrevistados, segundo pesquisa Ipsos. Além de uma ampla presença em mais de 3.300 municípios, o número de corridas diárias na categoria mais que dobrou no último ano.
SOBRE A 99
A 99, primeiro unicórnio brasileiro com 10 anos de atuação no país, é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta 40 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
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