O Gear Tips, empresa brasileira voltada para atividades na natureza, é a primeira do país a se tornar membro da European Outdoor Conservation Association (EOCA), ao lado de grandes organizações como a Amazon, Patagonia, Deuter, The North Face, entre outras. A instituição conta com 150 associados que trabalham coletivamente para fazer a diferença em locais, espécies e habitats selvagens ameaçados, multiplicando o impacto positivo.
Desde 2006, a EOCA já viabilizou 194 projetos, em mais de 65 países, e investiu mais de 5 milhões de euros. Entre as iniciativas brasileiras apoiadas, está a Preserve-Muriqui, organização mineira sem fins lucrativos voltada à preservação dos Muriquis do Norte, um dos 25 primatas mais ameaçados de extinção no mundo.
“Além de ser uma grande conquista para nós, fazer parte da EOCA representa uma oportunidade de inserir o país em uma das pautas mais importantes da atualidade, que é combater os impactos ambientais que ameaçam a nossa sobrevivência. Meu desejo é que cada vez mais iniciativas brasileiras sejam beneficiadas e ganhem visibilidade”, conta Pedro Lacaz Amaral, fundador do Gear Tips.
Este é um passo importante para a expansão internacional do Gear Tips, que no ano passado foi premiado pela Federação Internacional de Montanhismo (UIAA), com sede na Suíça, por desenvolver um programa de reciclagem voltado a cartuchos de gás utilizados em áreas de campings. Desde então, a empresa vem sendo sondada pelo mercado europeu.