A Infracommerce, empresa líder em full commerce da América Latina, e a Liber, referência em soluções de financiamento da cadeia produtiva, uniram forças para fomentar o crédito para clientes distribuidores de grandes empresas de suas carteiras. O acordo prevê a integração comercial e tecnológica, para que a Liber assuma a gestão e a operação completa da solução de crédito B2B da Infracommerce.
A colaboração entre as companhias visa criar valor através de crédito acessível para os milhares de varejistas ligados a seus clientes, incluindo políticas de crédito, modelagem enriquecida por dados transacionais de indústrias e de mercado, e processos otimizados de cobrança. A expectativa é que a parceria impulsione vendas nos marketplaces da Infracommerce, através do expertise em crédito e capacidade de funding da Liber.
A iniciativa deverá beneficiar mais de 400 mil pequenos e médios varejistas que se abastecem no ecossistema de marketplaces operados atualmente pela Infracommerce, os quais poderão otimizar suas operações com estoques mais consistentes, graças à oferta de crédito proporcionada pela solução Liber B2B Pay.
Dados do Banco Mundial apontam que o volume de crédito disponibilizado para PMEs no Brasil é, atualmente, 2,5 vezes menor do que a demanda potencial, em um gap estimado da ordem de R$2,4 trilhões.
Segundo Marcelo Serfaty, CEO da Liber, em meio aos trilhões de reais em recursos movimentados na cadeia produtiva brasileira, as Pequenas e Médias Empresas ficam extremamente vulneráveis pela oferta limitada e onerosa do crédito. “A parceria viabiliza a concessão do crédito de forma justa e contínua, na medida em que incrementa o datalake sobre o qual nossos modelos são construídos. Isso é algo transformador para o desenvolvimento de um ambiente sustentável para PMEs, tecnologia e dados sem igual para ofertas personalizadas para o perfil de cada cliente.”, diz Serfaty.
Kai Schoppen, CEO da Infracommerce, vai além. “Temos confiança de que essa parceria, além de liberar os recursos atualmente investidos pela Infracommerce, traz complementaridade para nosso ecossistema, garantindo experiência única e fluida para nossos clientes, com a expertise e capacidade de funding de um player relevante do mercado. Nossa visão é que a utilização dos dados transacionais de nossos marketplaces B2B para a gestão de crédito confere diferencial competitivo relevante vis-à-vis soluções ofertadas no sistema financeiro.”
José Luis Poli, Diretor Comercial da distribuidora HAF Sports, cliente Infracommerce, endossa a tese: “As soluções de crédito acopladas à experiência de compra têm sido fundamentais para alavancar vendas de nossas marcas como Nike, Jordan, Levi’s, Converse, Hurley, Huggies e Havaianas. A parceria é fundamental para a fidelização e melhoria da saúde financeira dos lojistas que compram conosco.”
A Liber planeja se valer de sua infraestrutura sofisticada de crédito da Liber B2B Pay para fomentar negócios entre indústrias, distribuidores, e pequenos e médios varejistas. O acordo também prevê a estruturação conjunta de um novo fundo exclusivo, destinado ao financiamento das operações atuais e futuras.
Sobre a Liber
Localizada em São Paulo, a Liber tem a missão de conectar grandes empresas aos fornecedores e varejistas por meio de soluções tecnológicas de serviços financeiros para otimizar transações comerciais, como produtos de crédito a clientes, risco sacado, meios de pagamento, cessão de recebíveis, gestão de recebimentos e pagamentos e conciliação. Fundada em 2017, a viabilizadora de negócios já ultrapassou R$ 75 bilhões em operações de financiamento junto a fornecedores e clientes de grandes empresas dos ramos de alimentos, calçados e bens de consumo, entre outros segmentos produtivos.
Sobre a Infracommerce
A Infracommerce é pioneira e líder em Full Commerce. É o maior ecossistema independente e integrado que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar canais de vendas. A companhia entende a estratégia dos clientes e operacionaliza soluções completas e modulares para garantir que eles entreguem a melhor experiência aos seus consumidores. Com presença também no México, Colômbia, Chile, Argentina, Panamá, Peru e Uruguai, e quase 4.000 funcionários, desde maio de 2021, a empresa se encontra listada na Bolsa de Valores com o nome do papel como “IFCM3”. Reconhecida como parceira de excelência e eficiência; executa, opera e viabiliza a aceleração das vendas digitais no Brasil e na América Latina. Para mais informações, visite aqui.