O Iguatemi Porto Alegre fez a doação de uma coifa industrial – no valor de R$ 80 mil – para o projeto Natal Sem Fome, uma das iniciativas apoiadas pelo Natal do Bem que agora está abrindo sua própria Cozinha Escola na zona Norte de Porto Alegre. Esse novo passo foi possível a partir de um termo de parceria com a Ceasa RS, que cedeu uma área para as iniciativas de combate à fome da Ação da Cidadania no Estado.
Além da confecção de marmitas, a cozinha será sede de cursos gratuitos como Aproveitamento integral de alimentos, Boas práticas de manipulação de alimentos, Pães, bolos e bolachas, e outros na área de alimentação – com a parceria do Banco de Alimentos da Ceasa RS.
“São 400 m² para transformarmos em um espaço de ação permanente e estrutural de apoio aos Pontos Populares de Alimentação, como cozinhas e hortas comunitárias e solidárias. Só em Porto Alegre temos mais de 40 iniciativas mapeadas”, afirma a Coordenadora Estadual da Ação da Cidadania RS, Melissa Bargmann.
O projeto depende de parcerias e doações para montar a cozinha, mas a expectativa é de que ela seja inaugurada no final de abril. Cerca de 2 mil famílias, ou pelo menos 4 mil pessoas, serão beneficiadas com a iniciativa.
Para a gerente de marketing do Iguatemi, Cristina Maggi, essa é mais uma oportunidade para o shopping contribuir com uma ação que beneficiará muitas pessoas na comunidade. “O Iguatemi sempre aliou sua atuação ao compromisso social e à sustentabilidade. Temos a honra de poder fazer parte, mais uma vez, dessa ação tão nobre, que ajudará pessoas que precisam de alimento e também na formação daqueles que preparam essas refeições, com um olhar apurado no que diz respeito ao aproveitamento”, declara.
Segundo Melissa, com a pandemia de covid diversas cozinhas comunitárias e hortas comunitárias foram instaladas para promover o combate à fome e à insegurança alimentar. “Essa cozinha escola é um sonho para nós que está se tornando realidade com o apoio de parceiros importantes da Ação da Cidadania aqui no RS, como o Iguatemi Porto Alegre. Esses espaços são mais do que simplesmente um local para matar a fome, mas um ponto popular de referência para a comunidade buscar apoio”, explica Melissa.
Sobre a Ação da Cidadania
A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica no Brasil e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde a sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, como o Natal Sem Fome.
A Ação da Cidadania conta com a Rede de Alimentação Solidária, organizada para ampliar e dar visibilidade e suporte aos Bancos de Alimentos, Despensas e Cozinhas Comunitárias no Brasil. As entidades da sociedade civil cadastradas poderão vir a receber apoio técnico e doações para promover o direito à alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos ao longo da cadeia produtiva. A rede também tem a possibilidade de contar com doações de pessoas físicas e empresas que queiram fortalecer o combate à fome no país.
sexta-feira, novembro 1
EM DESTAQUE
- Alby Foundation anuncia intenção de compra da ZCore Network para fortalecer ecossistema de pagamentos no Brasil
- Ingram Micro e Adobe assinam acordo de distribuição no Brasil
- Inteligência artificial: aplicações, inovações e questões éticas
- Escritório Mattos Filho investe em programa de inovação voltado ao setor jurídico
- Setor jurídico e novas tecnologias: Profissional de inovação é responsável por criar ponte entre esses setores
- Modelo e acompanhante Dany Ferrari afirma que já saiu com artistas e jogadores de futebol famosos
- Sucesso entre o público teen, "As coisas de Olivia" tem encontro de fãs com ingressos praticamente esgotados
- Silvia Machete conta com a participação de Peter Buck (R.E.M.) no show da Casa Natura Musical dia 7