Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Uncategorized»PL de Flávio Dino estabelece 4 critérios obrigatórios para decretação da prisão preventiva. Entenda
Uncategorized

PL de Flávio Dino estabelece 4 critérios obrigatórios para decretação da prisão preventiva. Entenda

21/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Um projeto de lei do senador Flávio Dino (PSB-MA) estabelece quatro critérios objetivos para um juiz decidir sobre a periculosidade de pessoas sujeitas à prisão preventiva. O PL 226/2024 aguarda distribuição para as comissões permanentes do Senado Federal.

Atualmente, a prisão preventiva pode ser decretada em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, a pedido do Ministério Público ou da autoridade policial. Conforme a norma em vigor, ela deve ser aplicada para garantir ordem pública ou econômica e para assegurar a instrução criminal.

Além disso, a prisão preventiva pode ser decretada quando houver prova de existência do crime e indício suficiente de autoria ou quando a liberdade do investigado gerar uma situação de perigo.

O projeto de lei em questão quer determinar quatro critérios para o juiz decidir se o grau de periculosidade do investigado gera risco à ordem pública. São eles:

– modus operandi (uso reiterado de violência ou grave ameaça);
– participação em organização criminosa;
– natureza, quantidade e variedade de drogas, armas ou munições apreendidas;
– existência de outros inquéritos e ações penais em curso.

O autor do PL 226/2024, Flávio Dino, considera “incabível” a decretação da prisão preventiva com base em “alegações de gravidade abstrata”. A proposta determina que os critérios devem ser analisados obrigatoriamente na audiência de custódia. Só depois disso o juiz pode decidir sobre o deferimento da prisão preventiva ou da liberdade provisória.
Problema antigo
Conforme o especialista em direito penal Oberdan Costa, o problema da proporcionalidade da decretação de prisões preventivas é antigo. “Muito esforço legislativo e dogmático já foi feito para diminuir a arbitrariedade nessas decisões”, diz.

“Em 2011, para dar uma roupagem mais condizente com as garantias da Constituição às hipóteses de prisão preventiva, exigiu-se que o crime tivesse pena máxima em abstrato superior a quatro anos. Em 2019, o Pacote Anticrime adicionou mais outras tantas regras para ‘amarrar mais’ os juízes, evitar arbítrios e separar melhor os papéis do Ministério Público e do julgador”, exemplifica Oberdan.

O advogado criminalista ressalta que não se pode desistir desses esforços de evitar o arbítrio e dar mais segurança jurídica ao direito penal. No entanto, ele defende que as ações devem envolver também uma “mudança de cultura dos magistrados”.

“Muitos ainda decretam prisão preventiva com pouco critério, sem considerar os malefícios do aprisionamento massificado, tanto para a ressocialização do réu quanto para o fortalecimento das facções criminosas. E essa cultura precisa ser revista”, considera Oberdan Costa.

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Benefícios e Fontes de Vitamina K2

17/02/2025

Pode confiar em farmácia de manipulação?

08/01/2025

Como são feitos os serviços de caça vazamento em casas, escritórios e demais estabelecimentos

02/01/2025
EM DESTAQUE

Anbiotec recebe deputado Alencar Santana durante 29ª Hospitalar

25/05/20240

19 franquias para empreender em 2024

13/12/20230

Agronegócio: exportações batem recorde em agosto

18/09/20230

Fim do minério: diversificar a economia é crucial para futuro dos municípios mineradores

14/08/20240

Especialista em negócios internacionais faz palestra gratuita em Campo Grande

06/12/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.