Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Uncategorized»Corrupção #SQÑ: uma leitura obrigatória para entender a corrupção no Brasil
Uncategorized

Corrupção #SQÑ: uma leitura obrigatória para entender a corrupção no Brasil

15/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Corrupção #SQN é o relato vívido e intrínseco de casos indecorosos, sobre como, aproveitando-se de falhas em alguns processos internos de determinadas empresas, empregados e prestadores de serviços burlaram o sistema para cometer fraudes de somas vultosas. Os relatos aqui descritos estão sob a ótica de alguém que pôde estar presente dentro destas organizações e, em muitas vezes, foi o responsável pela condução dos trabalhos que levaram as empresas envolvidas a ter conhecimento de controles internos falhos ou ausentes. 

 

O autor do livro, Eder Carvalho Magalhães conta que a inspiração para escrever a obra veio da preocupação em dar aula apresentando exemplos aos seus alunos. Dessa forma, com exemplos práticos, ele acredita que é mais fácil entrar na cabeça dos estudantes. “Eu ia contando casos e mais casos, e para não esquecer nenhum, tive a ideia de ir listando os casos para que eu não corresse o risco de acabar esquecendo algum deles. E fui listando, achei 20 casos. Coloquei apenas os títulos para eu me lembrar. Depois disso eu fui escrevendo cada um dos casos, eles foram se multiplicando porque eu ia me lembrando de outros até que totalizaram mais de 40. Depois disso, passava os casos para os alunos lerem e discutirmos na próxima aula. O negócio virou um alvoroço. As aulas enriqueceram bastante, debatemos por quase 2 horas em cada encontro. Os alunos amaram os casos. Daí para decidir escrever um livro foi um pulinho”, comenta. 

 

Ele ainda discorre sobre as principais dificuldades que teve durante o processo de construção do livro. “O principal desafio foi contar os casos sem expor pessoas e empresas. Alguns dos casos ficava muito fácil a pessoa identificar onde é que ele ocorreu porque as pessoas sabiam onde eu tinha trabalhado, poderiam concluir que era na empresa X. Eu não podia expor também meus clientes, já que alguns casos vinham dos clientes. E, por fim, tinham as pessoas envolvidas. Normalmente aquelas pessoas que fraudaram nunca foram meus amigos. A gente se aproxima de pessoas com valores próximos aos nossos. Com essas eu não me preocupava, mas tinham aquelas que foram enganadas e que de alguma forma, foram envolvidas nas fraudes, sem perceber. Eu tinha que zelar por elas”, afirma. 

 

Como prevenir a corrupção? 

 

O primeiro passo é se preocupar já na contratação. Colocar para dentro da empresa apenas pessoas do bem, que tenham valores que  são considerados correto. Um exemplo: exemplo? Se um marido agride a esposa, bate nos filhos, provavelmente ele não será um bom gestor. Se um cônjuge trai o seu parceiro, como é que ele pode ser um gestor confiável? Se ele trai o seu “sócio” na alegria e na tristeza, o que é que ele não fará dentro da empresa? Se uma pessoa fura fila, estaciona em local proibido, se bebe e dirige, se não avisa que o troco está errado, o que esperar dessa pessoa quando estiver diante de uma situação de estresse na empresa? Ela fará o errado, optará pelo menor esforço, por aquilo que lhe trará mais benefício.

 

“As empresas, os CNPJs, são formados por CPFs, por um tantão deles. Se tivermos CPFs do bem, teremos um CNPJ do bem, uma empresa promissora. Não dá para você fazer um bolo perfeito com ingredientes meia boca. Não posso ficar dizendo “a empresa vai pensar e fará isso”. Empresa, CNPJ, não pensa, não tem cérebro. Quem age correto e incorreto, quem gera riqueza e prejuízo são CPFs. Portanto, o meu maior foco nas palestras, nas aulas que eu ministro é chamar a atenção para a contratação de pessoas. Investindo em pessoas corretas teremos maior chance de sucesso”, conclui Eder.

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Benefícios e Fontes de Vitamina K2

17/02/2025

Pode confiar em farmácia de manipulação?

08/01/2025

Como são feitos os serviços de caça vazamento em casas, escritórios e demais estabelecimentos

02/01/2025
EM DESTAQUE

O programa Chá das Cinco agitou a noite em Balneário Camboriú

10/05/20240

Pró-Vítima é selecionado para participar do G20 e propor soluções para o combate à pobreza e à violência contra a mulher

28/03/20240

Sindilojas Caxias promove Lab Talk sobre vendas em alta performance

09/04/20250

Continental Shopping promove campanha de Outubro Rosa em parceria com o Instituto Amor em Mechas e Rotary Club

22/10/20240

Aumento Inesperado na Conta de Água? Vazamentos Podem Ser o Motivo

28/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.