Investir em uma franquia está cada vez mais vantajoso no Brasil. Esse fato acontece, pois, logo após o fim do período mais crítico da pandemia, os números desse setor não pararam de subir, sejam eles em faturamento ou abertura de novas unidades. Além disso, esse modelo de negócio conta com diversos segmentos, sendo uma possibilidade ao investidor de ir para o nicho que está em alta.
Um desses setores que mais se destacam no franchising brasileiro é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, conforme o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Os dados mostram que o segmento obteve o segundo melhor desempenho do 3º trimestre de 2023, com uma alta na receita de 13,7%. O faturamento do nicho passou de R$ 12.499 bilhões no 3º tri de 2022, para R$ 14.209 bilhões no mesmo período deste ano.
Para a ABF esse movimento é reflexo do aumento na quantidade de redes, operações, um expressivo crescimento do faturamento médio por unidade e por ser um segmento que continua se beneficiando dos cuidados das pessoas com sua saúde, com destaque para as óticas.
Investindo em rede do segmento óptico
Visualizando esse cenário, o empresário Eduardo Felipe Rolim de Souza, 43 anos, investiu em quatro unidades da franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – rede do segmento óptico – sendo que a última foi inaugurada em novembro em São Luís/MA.
“Atualmente, conto com três unidades da marca em São Luís/MA e uma em Castanhal/PA. No início senti um pouco de receio de investir na franquia, por questões financeiras, mas após ver a validação da rede e o grande crescimento do setor, decidi empreender”, comenta Eduardo.
A última unidade do empresário, inaugurada em novembro de 2023, fica localizada na Rua de Santaninha, 550, no centro da capital do Maranhão.
Trajetória
Eduardo se formou em administração no ano de 2001, iniciando na área comercial no mesmo ano. Dessa forma, essa atuação foi crucial para que ele pudesse ter um negócio próprio.
“Tive a oportunidade de trabalhar com instalação de laboratórios e construção de lojas do ramo óptico nos anos 2000, onde adquiri bastante conhecimento no setor. Mas acabei me mudando para o segmento de construção civil, só que sempre à frente, nas lideranças e gestões estratégicas”, conta Souza.
Somente em 2014, o empreendedor decidiu voltar ao segmento de saúde, através de atendimentos externos. “Durante esses anos, formei uma sociedade com o Tony Cozendey (hoje CEO do IVS). Essa amizade e vivência me deram base para continuar no segmento e acabei sendo convidado por ele para entrar na franquia”, salienta o franqueado.
Tomada de decisão
Antes de tomar a decisão de investir na primeira unidade, o franqueado do IVS teve diversas conversas com o CEO da marca, para saber todos os detalhes do negócio e como estava o crescimento da rede.
“Algumas coisas me chamaram a atenção no IVS e me fizeram aceitar ser um franqueado da rede. Entre elas eu destaco o markup, lucro, remodelagem de cores, preços dos produtos e a competitividade”, ressalta Eduardo.
Investimento e faturamento
O tamanho das lojas do franqueado de São Luís varia de 33 a 60 metros quadrados. Já o investimento inicial realizado obteve uma média de R$ 180 mil em cada unidade.
“O faturamento bruto médio mensal das minhas unidades está dentro do que realmente pensamos ao entrar no negócio. Tenho loja que registra uma média de R$ 130 mil de receita ao mês, totalizando R$ 1 milhão e meio por ano”, detalha o franqueado do IVS.
Projeções
Para o empresário, o segmento óptico é um dos melhores para se investir no momento, pois é um setor que movimenta muito e em todo período do ano. Com isso, ele pretende investir em mais unidades em breve.
“Minhas expectativas são ótimas, desejo inaugurar mais 4 unidades ao decorrer de 2024. Com as nossas estratégias e o posicionamento que estamos gerando no mercado, acredito em um cenário altamente positivo”, finaliza Eduardo.
Sobre o Instituto Visão Solidária
O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 180 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses. www.institutovisaosolidaria.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br