“Com o mercado atingindo recorde atrás de recorde, enquanto a economia apresentava sucessivos resultados resilientes, havia dúvida de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) faria o seu melhor para minar as expectativas de mercado, assim comprando algum tempo para continuar a combater a inflação.
No entanto, de uma perspectiva fundamentalista, nada de grande relevância mudou hoje. Desde a última reunião do Fomc, os dados econômicos dos EUA e os comentários dos membros do Fed apoiaram a visão de que o chairman Jerome Powell não deveria se apressar em cortar as taxas de juros. Ainda assim, o mercado não escutou. Se as coisas continuarem assim, é provável que a disparidade entre os preços das ações e as condições fundamentalistas do mercado cresçam para níveis de bolha.
Do outro lado da equação, no entanto, o Fed ainda está tentando descobrir por quanto tempo eles podem manter as taxas altas, sem comprometer a narrativa de soft-landing. Os resultados divulgados ontem pelo Google mostraram que as empresas não estão totalmente confiantes de que os cortes nas taxas virão tão cedo – e, portanto, ainda estão guardando suas forças. Portanto, se as empresas começarem a esperar que os cortes de taxas demorem mais, os riscos econômicos podem começar a crescer.
O ato de equilíbrio que o Fed está tentando realizar é arriscado por natureza. No entanto, estava mais do que claro que este era o momento de manter as expectativas no lugar”.
Sobre Thomas Monteiro:
Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com. Nascido em Chapel Hill, Carolina do Norte, Monteiro trabalhou em diferentes mercados nos Estados Unidos, Europa e América Latina.
Ele tem Ph.D. em Sociologia e MBA em economia, tendo aulas com Robert Schiller e Perry Mehrling. Suas principais áreas de interesse são a comportamental e macroeconomia. Monteiro também é um investidor de longo prazo e um trader de curto prazo quando as condições são favoráveis.
Perfil: https://br.investing.com/members/contributors/235020313
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U