Com a chegada das férias escolares, surge uma oportunidade para os pais investirem no futuro de seus filhos de uma maneira divertida e educativa. Em vez de apenas deixar os jovens entretidos apenas com dispositivos eletrônicos, por que não explorar o mundo da programação? Este aprendizado pode desenvolver uma habilidade valiosa que vai além da compreensão de códigos, pois estimula o pensamento lógico, a resolução de problemas e a criatividade, proporcionando aos adolescentes uma vantagem significativa no mundo digital.
Isabela Castilho, CEO da Rocketseat, escola de programação, capacitação e desenvolvimento profissional, explica os quatro principais benefícios do uso da tecnologia para impulsionar o desenvolvimento dos jovens. Confira a seguir:
Adquirindo novas habilidades
A programação não é apenas sobre escrever códigos. Os cursos podem auxiliar os jovens a desenvolverem diversas habilidades como, por exemplo, ter um pensamento mais analítico e um raciocínio mais lógico, a criar soluções eficientes para a resolução de problemas, melhorar habilidades matemáticas, além de ter uma compreensão mais específica sobre diferentes sistemas computacionais.
Estímulo à criatividade
A programação incentiva a criatividade e permite que os jovens desenvolvam projetos próprios e vejam suas ideias ganharem vida no mundo digital, ainda mais em um cenário que está em constante evolução, onde a tecnologia e a informação desempenham papéis centrais. Isabela explica que, ao proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento dessas habilidades, estamos equipando as futuras gerações para navegarem com confiança em um mundo repleto de desafios e oportunidades.
Preparação para o futuro
Em um mundo cada vez mais ágil e digitalizado, a compreensão da tecnologia é uma vantagem crucial para as novas gerações. Ao aprender a programar desde cedo, os jovens se preparam para os desafios e oportunidades do futuro. Além disso, há uma demanda crescente por profissionais de tecnologia e programadores. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais chegará a quase 800 mil profissionais até o ano de 2025.
Compreensão de dados e adaptabilidade
Aprender a programar desde cedo também pode ajudar na compreensão de como os dados podem ser explorados, armazenados, manipulados e como os algoritmos funcionam para processar todos estes dados. Além disso, a tecnologia muda o tempo todo e profissionais desta área frequentemente precisam aprender novas linguagens, frameworks e tecnologias. Essa experimentação pode ajudar a estimular essas habilidades durante o processo de aprendizado.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U