2024 é um ano para empreender
Por Janaína Lima
Todos os dados disponíveis em pesquisas ou estatísticas indicam o alto potencial do brasileiro em empreender. Prova disso é que segundo uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae, o empreendedorismo é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros.
O início do ano é um período oportuno para colocar em prática os sonhos e também as promessas mais comuns como a de cuidar da saúde, perder peso e parar de fumar.
Mas, se observada a pesquisa que mostra que mais de 93 milhões de brasileiros estão envolvidos com o empreendedorismo, o equivalente a 67% da população adulta, é oportuno também incluir a proposta de ter seu próprio negócio.
Dos 93 milhões de brasileiros envolvidos com o tema, 42 milhões já empreendem e 51 milhões são potenciais empreendedores.
E no que diz respeito a incentivos para que o brasileiro possa começar seu próprio negócio, a cidade de São Paulo tem tomado a vanguarda. São vários os Projetos de Lei aprovados que tratam diretamente de beneficiar quem quer empreender.
São medidas como a criação do Fórum de Empreendedores do Município de São Paulo; ou como a que institui o código de defesa do empreendedor do município de São Paulo, e também a criação, modelagem e divulgação do índice de empreendedorismo de cada subprefeitura, ou ainda a inclusão de conceitos de empreendedorismo na rede municipal de ensino e também a iniciativa que autoriza o poder executivo a implantar o programa poupatempo municipal do empreendedor.
Como maior centro comercial da América Latina, a cidade de São Paulo vai aprimorar ainda mais o incentivo ao empreendedorismo. Em 2024 haverá um incentivo ainda maior quando da aprovação do Fundo Soberano do Município de São Paulo. Trata-se de uma ação de fundo especial de natureza contábil e financeira, vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda, com finalidade de fortalecer e impulsionar o desenvolvimento de projetos de interesse estratégico do Município nas áreas de empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, social e corporativa (ESG).
O Fundo Soberano Paulistano que prevê alocação de 0,20% do orçamento da cidade, estimado em 110 bilhões de Reais, deverá atingir mais de 1 bilhão de Reais em 4 anos. Com a aprovação do Fundo Soberano, o empreendedorismo terá ainda mais oportunidade de crescer. O Fundo pretende incentivar o desenvolvimento de políticas públicas que fomentem ações alinhadas com o ESG na cidade de São Paulo. Isso inclui iniciativas que abordam questões como a redução da pegada de carbono, a promoção da diversidade e inclusão, e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. São várias as iniciativas que corroboram a máxima de que 2024 será um ano para empreender.
* Janaína Lima é vereadora na cidade de São Paulo
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U