A Yapuana é uma plataforma de bem-estar inovadora que busca revolucionar o setor no Brasil. Com a ambição de se tornar o maior ecossistema de bem-estar do País, a startup oferece valores socioambientais e soluções complementares por meio dos sentidos. Ela se destaca ao lançar o primeiro incensário eletrônico do mundo e a expectativa da marca é alcançar um faturamento de R$1 milhão no primeiro ano de atuação e impactar 10 mil clientes até 2028.
A inspiração para a criação da Yapuana surgiu quando a CEO e fundadora, Bruna Estima, enfrentou um burnout em 2021 e descobriu os benefícios terapêuticos dos aromas durante seu processo de recuperação, onde experimentou outros tipos de terapias. Diante da falta de opções no mercado, ela e seu esposo e co-fundador, João Esposito, decidiram desenvolver um produto único, utilizando a tecnologia de machine learning para proporcionar uma experiência única para a saúde das pessoas, da sociedade e do meio ambiente.
“Estamos otimistas em relação a Yapuana. Em dois meses, impactamos mais de 329 mil pessoas nas redes sociais, e estamos em uma rodada de captação aberta de R$1 milhão para investir em marketing, comercial, produção e pesquisa de desenvolvimento. Além do incensário, do aplicativo de controle e das cápsulas do incenso com 10 níveis de intensidade disponíveis, também há cerca de 90 produtos no roadmap para lançamento nos próximos 5 anos”, indica Bruna Estima, CEO e co-fundadora da Yapuana.
Entre os motivos para investir no lançamento do incensário eletrônico, estão o machine learning, que permite compreender como os usuários se sentem antes e depois de utilizar o produto; a segurança ambiental, que elimina os riscos e fuligem comuns em incensos tradicionais, além das fragrâncias funcionais, direcionadas a benefícios como relaxamento, aumento de ânimo ou libido.
Para compreender os diferenciais, o incensário eletrônico Yapuana, chamado Intenso, não é considerado um difusor, pois não utiliza água ou óleo essencial. Enquanto um difusor utiliza 9kg de matéria prima para uso contínuo de 30 dias, o incenso utiliza 100g. “O óleo essencial é proveniente de uma floricultura predatória, que sabemos que vai se intensificar no Brasil. Ao mesmo tempo, esse movimento mostra a importância desse mercado nacional de aromas voltado para o bem-estar que vem crescendo ano a ano, mas vai ficar insustentável de ser mantido se o processo não for revisto”, indica João Esposito, diretor financeiro e co-fundador.
A Yapuana está comprometida em criar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Para isso, valoriza pequenos produtores e a capacidade de comunidades, incluindo mulheres e idosos, na produção das cápsulas de aromas de incenso. Além disso, a empresa também possui políticas bem definidas de diversidade e inclusão em sua liderança e na cadeia de produção.
A Yapuana tem planos ambiciosos para o futuro. Espera faturar R$1 milhão no primeiro ano e atingir um faturamento de R$16 milhões até 2029. Além disso, a empresa busca atender mais de 10 mil clientes e manter aproximadamente 5 mil deles como recorrentes neste período.
A marca demonstra seu compromisso com o aprendizado e inovação por meio de sua participação em programas de aceleração, incluindo experiências em programas como: Sebrae Prointer, Shell Iniciativa Jovem, Sebrae Win Operação e Tração, Microsoft for Startups Founders Hub, Vibra Mulheres Empreendedoras e 100 open startups.
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