Às vésperas do Natal, a ONG Vaga Lume, que, há 22 anos fomenta bibliotecas comunitárias na Amazônia, fez uma curadoria do seu acervo e indica cinco títulos para quem quer presentear bebês e crianças pequenas, de até 03 anos. Segundo a Fundação Abrinq, a leitura é uma das melhores maneiras de estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional de uma criança.
Bia e o Elefante – Carolina Moreyra e Odilon Moraes – Jujuba
Bia e o Elefante são inseparáveis e muito – muito – diferentes. Bia gosta de brincar lá fora enquanto o elefante prefere ficar dentro de casa. Um gosta de correr, outro de andar devagar. Cada um é feliz do seu jeito e gostam de coisas muito específicas, mas essas oposições não os impede de serem grandes amigos, como deve ser. Uma história sobre o poder da amizade e a importância do respeito.
Amarelo – Meritxell Matí e Xavier Salomó – Jujuba – ESP
O livro Amarelo, é um convite para as surpresas do dia a dia. Uma cor, a amarela, é quem guia a narrativa e conta a história, nos chamando para se atentar para o detalhe, o miúdo, deixando ser conduzido pelo inesperado.
Será – Lulu Lima e Amma – Mil Caramiolas
Na cozinha da mamãe, uma colher logo vira microfone. Um cabo de vassoura vira um cavalo bravo! Quantos objetos no cotidiano são transformados por completo pela imaginação e pelo olhar dos pequenos? Com suas páginas cheias de perguntas, o livro estimula os questionamentos das crianças e desperta nossos ouvidos para acolhê-los.
Isso serve pra isso, aquilo serve para aquilo. Será mesmo?
Quando o Bebê diz Mã Mã – Tino Freitas e Gilles Eduar – Abacatte
Quando o Bebê aparece cada familiar vem festejar! Nesse livro fomos convidados pelo autor Tino Freitas a criar um personagem inédito que pudesse, de forma lúdica, dialogar com os Bebês e toda a Família.
O pato, o gato, o barco – Blandina Franco e José Carlos Lollo – Gato Leitor
Quando crianças estão reunidas, pode esperar: fantasia, imaginação, experimentos. Com os personagens dessa série não é diferente. Pato e Gato seguem com invencionices, e dessa vez em alto mar! Ops! Mas, espera só! O Pato parece mesmo ter incorporado o personagem de capitão do barco mandão e só dá ordens: Rema. Rema… E só o Gato se esforça nessa jornada. Até uma onda gigante surgir, revirar tudo e recolocar a amizade desses dois no lugar de sempre. O livro de Blandina Franco e José Carlos Lollo é leve e brincalhão. O sofá da sala, a rede na varanda, o banquinho da praça, como será o barco por aí? Quantas pessoas remarão? Tchibum!
Sobre a Vaga Lume
Criada há 22 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios da Amazônia Legal, com 163 mil livros doados, 89 bibliotecas comunitárias e 5 mil mediadores de leitura formados. O trabalho da organização já impactou a vida de 109 mil crianças e jovens. O seu propósito é empoderar crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades. Em 2023, a Vaga Lume foi eleita pela terceira vez a melhor ONG de Educação do Brasil pelo Instituto Doar e foi contemplada pelo novo prêmio United Earth Amazônia, na categoria ESG. Conheça o mini documentário Vaga Lume no YouTube e acesse o site da associação.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U