Poucos artistas são tão conhecidos e amados como Vincent van Gogh. De “Almond Blossom” e “Sunflowers” aos seus icônicos autorretratos e notáveis obras impressionistas, Van Gogh é reconhecido mundialmente pelo uso de cores ousadas e pinceladas dramáticas. Abrigando a maior coleção de arte de Van Gogh do mundo, o Museu Van Gogh em Amsterdã, Holanda, é dedicado ao trabalho do artista e de seus contemporâneos.
O Museu Van Gogh, Amsterdã
A Samsung Newsroom conversou com Jordy Howldar, Head de Desenvolvimento de Negócios da Ásia no Museu Van Gogh, para discutir como a tecnologia está preservando o legado de Van Gogh para as gerações futuras e como a parceria com a Samsung Art Store melhorou a acessibilidade à arte.
Democratizando o acesso à arte com a Samsung Art Store
P: Você poderia nos dar uma visão geral do seu papel no Museu Van Gogh?
Como Head de Desenvolvimento de Negócios da Ásia no Museu Van Gogh, sou responsável por parcerias e licenciamentos asiáticos. O meu trabalho envolve principalmente desenvolver a presença do museu no mercado asiático, colaborando com marcas notáveis para expandir o alcance e gerir estas parcerias para garantir que se alinhem com os valores e objetivos do Museu Van Gogh.
P: A relação entre a Samsung Art Store e o Museu Van Gogh data de 2018. Desde então, o museu mudou a forma como seleciona peças de arte para serem apresentadas na Samsung Art Store?
Nossa abordagem na seleção de peças de arte para a Samsung Art Store evoluiu desde 2018. Agora, consideramos cuidadosamente as preferências e tendências do público global e pretendemos apresentar uma coleção diversificada de obras de Van Gogh que ressoe em diferentes culturas e gostos. Ao longo dos anos, a arte de Van Gogh tornou-se imensamente popular entre os usuários da The Frame – já que tanto suas peças famosas quanto suas obras menos conhecidas atraíram uma audiência massiva.
“Self-Portrait with Grey Felt Hat” (1887)
P: Qual é a importância de disponibilizar o trabalho de Van Gogh para grandes públicos através de uma plataforma como a Samsung Art Store?
Plataformas como a Samsung Art Store democratizam o acesso à arte, permitindo que as pessoas vivenciem a criatividade de Van Gogh sem precisar viajar. Além disso, suas peças são expostas a novos públicos que, de outra forma, não teriam a oportunidade de interagir com elas.
Meio século de excelência artística imortalizante
P: Como o Museu Van Gogh está comemorando seu 50º aniversário?
Para comemorar o seu 50º aniversário, o museu está organizando exposições especiais, eventos e programas educativos para refletir sobre realizações passadas e antecipar contribuições futuras para o mundo da arte. Encorajamos todos a participarem das celebrações, participando nas nossas colaborações e exposições — como a do Pokémon que permanece até janeiro de 2024. No início deste ano, realizamos o Sunflower Art Festival para celebrar o aniversário.
“Sunflowers” (1889)
P: Quais são alguns dos momentos mais memoráveis ou significativos dos 50 anos de história do Museu Van Gogh?
No nosso primeiro aniversário, o museu realizou uma exposição para os visitantes explorarem a história do instituto. Sem o apoio incondicional da família Van Gogh, o museu simplesmente não existiria.
P: Das peças selecionadas para a Samsung Art Store, quais você recomendaria para os usuários exibirem na The Frame?
A primeira seria “Wheatfield Under Thunderclouds”, uma pintura impressionante que ilustra um céu escuro e melancólico e um campo de trigo dourado. Quando exibida na The Frame, o contraste dramático captura a intensidade emocional e a turbulência que Van Gogh sentiu originalmente.
“Wheatfield Under Thunderclouds” (1890)
Em seguida, recomendo “Fishing Boats on the Beach at Les Saintes-Maries-de-la-Mer.” Os vibrantes tons de azul do mar e do céu justapostos aos barcos coloridos tornam esta pintura ideal para The Frame. A capacidade da tela de reproduzir cores vibrantes dá vida à cena, realçando a natureza viva e dinâmica da pintura.
“Fishing Boats on the Beach at Les Saintes-Maries-de-la-Mer” (1888)
Minha terceira escolha seria “Landscape at Twilight,” uma pintura que retrata um céu em penumbra e uma paisagem rural. A tela da The Frame captura com precisão essas nuances sutis de cores – tornando a peça idílica uma adição calmante a qualquer ambiente.
“Landscape at Twilight” (1890)
Preservando o legado com tecnologia
P: Como a tecnologia impactou o Museu Van Gogh desde a sua inauguração em 1973?
Nossa missão é inspirar diversos públicos com a arte e a vida de Vincent van Gogh, e estamos sempre em busca de novas maneiras de fazer isso. Como tal, incorporamos novas tecnologias tanto dentro do museu como online para preservar ainda mais o legado de Van Gogh para as gerações futuras.
P: Como a The Frame eleva a experiência visual da arte?
O foco do museu sempre foi mostrar nossa extensa coleção de Van Gogh. Oferecer esta coleção de obras-primas na The Frame dá aos usuários a oportunidade de apreciar as pinturas mundialmente famosas de Vincent van Gogh em casa. Claro, esperamos que as pessoas também se inspirem para vir apreciar pessoalmente a arte no Museu Van Gogh em Amsterdã.
P: Em dezembro, a Samsung Art Store está apresentando uma coleção com curadoria de Van Gogh chamada “Van Gogh in Winter”. O que os espectadores podem esperar para esta coleção?
Estamos entusiasmados em trazer uma seleção cuidadosamente elaborada de obras de arte para a Samsung Art Store. Cada obra-prima – do vívido “The Bedroom” ao sereno “Snow-Covered Field with a Harrow (after Millet)” – encapsula o uso revolucionário de cores e paisagens emotivas de Van Gogh.
A coleção “Van Gogh in Winter” oferece uma janela única para o mundo de Van Gogh, mostrando a sua evolução como artista e o seu impacto duradouro na história da arte. Convidamos os espectadores a mergulharem nessas obras clássicas e experimentar a arte de Van Gogh em um novo formato digital vibrante.
“The Bedroom” (1888)
“Snow-Covered Field with a Harrow (after Millet)” (1890)
P: Há algum evento para o futuro no museu?
Os visitantes podem desfrutar das atividades especiais “Pokémon x Museu Van Gogh” no museu até 7 de janeiro de 2024. “Matthew Wong l Vincent van Gogh: Painting as a Last Resort” será inaugurada no início de março – uma exposição temporária que convida os participantes a descobrirem a arte colorida e expressiva de Matthew Wong e sua ligação artística com Vincent van Gogh.
Visite a Samsung Art Store na The Frame para ver mais da coleção Van Gogh.
Saiba mais sobre as novidades da marca em Samsung Newsroom Brasil.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U