O carioca pagou mais caro na cesta básica de novembro – 1% a mais no comparativo com outubro. No acumulado do ano, porém, a variação continua negativa, como explica o consultor de economia da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), William Figueiredo.
“Apesar dos recentes aumentos de preço, o valor do conjunto dos alimentos básicos acumulou deflação no Rio neste ano, uma queda de 3,3%, assim como na média nacional, que caiu 4,5%. Um alívio no bolso da parcela mais carente da população carioca, que gasta maior parte de sua renda no consumo de alimentos”, destaca o consulto de economia da ASSERJ.
As chuvas e altas temperaturas prejudicaram as lavouras de batatas, impactando na alta do preço. O bom ritmo das exportações e o período entressafra contribuíram para a alta do arroz agulhinha. Já a carne bovina, o bom desempenho das exportações resultou em menor disponibilidade interna, o que resultou em preços mais elevados. Alguns itens, no entanto, tiveram redução. O calor excessivo fez com que alguns frutos maturassem mais rápido. A queda nas exportações brasileiras fez com que o preço do café caísse. Já o leite integral também teve uma queda devido ao aumento das importações.
Ciente do impacto das compras de supermercado no orçamento familiar, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro listou uma série de estratégias para economizar sem abdicar da qualidade à mesa.
Confira as sete dicas da ASSERJ para comprar mais e melhor:
1) Marcas próprias: uma prática que tem ganhado destaque é optar pelas marcas próprias dos supermercados. Muitas vezes subestimados, esses produtos podem oferecer uma alternativa mais acessível para economizar significativamente no valor final da compra.
2) Melhor “Dia da Semana”: muitos supermercados oferecem promoções em dias específicos da semana. Vale conhecer os dias dos supermercados da sua região e até se deslocar para compras maiores com locais que oferecem boas oportunidades.
3) Aproveite as condições especiais dos aplicativos e encartes: muitos supermercados dispõem de aplicativos, revistas, cartões próprios e outros formatos de fidelizar o cliente, oferecendo vantagens em descontos. Conheça as opções do supermercado de sua preferência.
4) Evite desperdícios: conhecer a sazonalidade dos produtos, pesquisar sobre as melhores formas de armazenamento e conferir prazos de validade são providências básicas para a melhor gestão da dispensa. Muitos produtos se perdem por vencimento e armazenamento inadequado, gerando impacto desnecessário no orçamento e desperdício de alimentos. Com planejamento e conscientização, é possível fazer escolhas econômicas que beneficiam tanto o bolso quanto a despensa.
5) A hora das frutas: com o aumento do calor, as frutas estão amadurecendo mais rápido e muitas lojas estão fazendo promoções para não perder os produtos.
6) Busque substitutos: A batata e a carne, por exemplo, foram dois dos itens que mais pressionaram o índice. É hora de priorizar outros tubérculos e quem sabe trocar o churrasco pela peixada.
Sobre a ASSERJ
Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
Mais informações: https://asserj.com.br/
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U