O setor de moda brasileiro movimentará, até o final de 2023, cerca de R$ 221,6 bilhões, ou seja, um aumento de 6,8% em relação ao ano passado, quando respondeu por R$ 207,5 bilhões. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, com base em dados oficiais.
Nos cálculos acima, são levadas em conta despesas com vestuário confeccionado; calçados; e joias, bijuterias e armarinhos.
Com a alta desse consumo, também cresce a quantidade de lojas. Segundo o IPC Maps, de 2022 para cá, mais de 15 mil comércios varejistas de vestuários, calçados e artigos de viagens foram abertos, somando atualmente 1.141.032 unidades presentes no Brasil.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, Estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.
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