Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
  • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»FINANÇAS»Pequenos centros comerciais fortalecem mercado de vizinhança
FINANÇAS

Pequenos centros comerciais fortalecem mercado de vizinhança

05/12/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Sem corredores cobertos, com estacionamento na frente das lojas e vitrines voltadas para fora, os strip malls, na tradução literal “shoppings em linha”, já são bem conhecidos nos Estados Unidos, sendo referência do varejo de lá por oferecer soluções de conveniência e serviços ao consumidor que reside ou trabalha na região. Apesar do modelo de negócio ter chegado ao Brasil há algumas décadas, ganhou força na pandemia, e vem a cada ano conquistando maior ritmo de crescimento.

Com mais pessoas trabalhando, ao menos parcialmente, a partir de casa e a busca por maior comodidade e qualidade de vida, existe uma mudança significativa no perfil do consumidor brasileiro, e é nesse movimento que se multiplicam os strip malls, empreendimentos que fortalecem o comércio de vizinhança. Quase 70% dos empreendimentos nesse formato no Brasil possuem menos de 5 anos, o que indica um mercado ainda muito jovem e com relevantes possibilidades.

Levantamento mais recente da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls) mostra que o modelo que predomina hoje no Brasil é o de menor porte, de até 1.500 m². E mais de 90% dos estabelecimentos ainda ficam na região Sudeste, o que indica grande oportunidade de crescimento nas demais áreas do país, ainda pouco exploradas, mas que estão se movimentando.

Em Goiás, por exemplo, existem empresas que estão atentas às oportunidades e investem nesse mercado, como a BP Real Estate Pro, que entrega soluções em ativos imobiliários. “Percebemos que existe uma mudança de hábitos por parte do consumidor e, além de atender às expectativas desse novo público, com o modelo de negócio é possível reduzir substancialmente os custos de operação”, explica Marcos Blanche, sócio diretor da BP Real Estate Pro. A empresa lançou cinco strip malls nos últimos dois anos na região Centro-Oeste e trabalha com investidores que buscam oportunidades de diversificar a carteira de forma segura. 

O servidor público Glauber Oliveira Barroso fala sobre a comodidade: “É um local compacto que atende muito bem as nossas expectativas. Antes eu malhava em outra academia que não era tão longe, mas tinha que pegar o carro pra ir e não era 24 horas. Aqui ficou muito mais prático, além de ser bem melhor poder vir andando e apreciando a cidade de uma outra forma. Com certeza representa mais qualidade de vida.”

Mercado de vizinhança e o novo consumidor

Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel em dez países da América Latina, incluindo o Brasil, apontou que 68% dos latinos fazem suas compras perto de casa, optando pela conveniência da proximidade ao ponto de venda. Analisando apenas os consumidores brasileiros, este número chega a 77% segundo pesquisa realizada neste ano pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Dentre os principais motivos para a escolha, somando 40% dos indicadores, estão o conforto, comodidade, agilidade e facilidade. Outras razões também foram citadas pelos consumidores, como acessibilidade e localização (17%); costume e conhecimento do local (15%) e preço (9%). “A mudança de hábito impacta até mesmo a saúde das pessoas, uma vez que esses empreendimentos têm áreas abertas que facilitam a circulação, o que mantém os clientes confortáveis, sem perderem de vista seus objetivos de consumo”, avalia Marcos.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024

Artesanato fomenta cultura e gera renda em Jequitibá, a ‘Capital mineira do folclore’

04/09/2024
EM DESTAQUE

Amanda Meirelles fala sobre pós reality, medicina e relação com Cara de Sapato em programa do Kwai

15/04/20250

Próteses oculares modernas: tecnologias e desenvolvimentos recentes

15/12/20230

Ciclos de alongamento e encurtamento podem melhorar desempenho, diz pesquisa da USP

18/01/20240

Estamos nos aproximando do inverno da Inteligência Artificial?

06/02/20250

Estudo projeta São Paulo 6ºC mais quente em 2050

25/07/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.