Além das tradicionais ofertas que serão oferecidas aos consumidores no dia 24 de novembro, data oficial da Black Friday, varejistas de todo o Brasil se preparam para ampliar suas estratégias de vendas, personalizar os seus canais, integrá-los de uma forma inteligente e garantir fluidez no processo de compra.
A projeção de vendas para o período justifica os investimentos. Segundo a Conversion, empresa de SEO, 90,5% dos entrevistados têm intenção de comprar na Black Friday 2023, um crescimento de 9% em relação a 2022, quando 83,3% dos consumidores afirmaram ter comprado na data.
Pensando neste cenário, a VTEX, plataforma global de comércio digital para grandes marcas e varejistas, elencou as três principais tendências para o comércio nesta Black Friday. A proposta é ressignificar o papel dos vendedores das lojas físicas como protagonistas mesmo em uma experiência digital, o que a VTEX chama de concierge ou personal shopper. Esses profissionais são pontos de contato e apoio em uma jornada em que, mesmo que o cliente não esteja fisicamente na loja, ele se sinta atendido e possa tirar todas as dúvidas sobre o produto em real time.
Live Shopping: experiências interativas para aumentar vendas
Essa modalidade tem crescido no país e, na VTEX, o total de pedidos concluídos durante sessões de live shopping cresceu mais de 40% entre os clientes atendidos pela companhia e o número de carrinhos cresceu quase o dobro no mesmo período, revelando maior intenção de compra. De acordo com a plataforma, foram realizadas mas de 400 lives pela VTEX no mundo, durante o primeiro semestre de 2023, com duração média de mais de 70 minutos cada. Além disso, vender via live shopping possibilita maior interação com os clientes e respostas em tempo real, tornando a modalidade mais próxima do consumidor final.
Sales App: integração do físico e do digital aumenta taxa de conversão A nova solução omnichannel da companhia acelera a conexão entre as vendas digitais e as lojas físicas. A ferramenta permite ao vendedor de loja acessar todo o potencial da operação física e do comércio eletrônico daquele varejo. Isso significa que ele tem acesso ao estoque de todas as lojas físicas, centros de distribuição, sellers parceiros e fornecedores, acesso a dados de compras passadas dos clientes (do ecommerce e da loja física) e insights sobre carrinhos abandonados no ecommerce, dando visibilidade sobre o comportamento do cliente. Com o aplicativo, o vendedor pode oferecer um melhor atendimento ao cliente, capturar mais vendas e aumentar o “tamanho” do carrinho de compras, conferindo ao vendedor vantagem em qualquer negociação com o cliente.
Personal Shopper: experiência de venda individualizada sem sair de casa A ferramenta possibilita que varejistas aumentem vendas e ticket médio em suas lojas online, oferecendo atendimento particular exclusivo através de vídeos ao vivo. Na prática, quando o cliente solicita contato, o vendedor especialista se conecta por vídeo através do ambiente de administração de loja da VTEX. Por lá mesmo, ele pode selecionar e enviar produtos para o consumidor, que, por sua vez, pode adicioná-los no carrinho sem sair da ligação.
Sobre a VTEX
A VTEX (NYSE: VTEX) é a plataforma global de comércio digital onde CEOs e CIOs visionários encontram eficiência para suas vendas digitais. Nossa plataforma composable e completa ajuda marcas e varejistas a modernizar seu stack e potencializar resultados operacionais ao migrar de sistemas legados, operar diversos modelos de negócios em um mesmo local e otimizar processos de estoque e logística com canais de vendas conectados. Como líder em plataformas de comércio digital, a VTEX tem a confiança de mais de 2.600 clientes B2C e B2B, entre eles Carrefour, Colgate, Motorola, Sony, Stanley Black & Decker e Whirlpool, tendo mais de 3.400 lojas online ativas em 38 países (dados do ano fiscal terminado em 31/12/2022). Para mais informações, visite www.vtex.com.
Contato de imprensa da VTEX
LLYC Brasil
Taynara Duarte
E-mail: vtex-imprensa@llorenteycuenca.com
Telefone: (11) 3060-3390
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