Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
  • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»10 medidas para garantir a segurança das operações na Black Friday
TECNOLOGIA

10 medidas para garantir a segurança das operações na Black Friday

23/11/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Um dos eventos mais importantes para o varejo, responsável por aquecer o consumo antes da temporada de compras natalinas, a Black Friday provoca aumento das atividades virtuais e consequentemente do cibercrime. Por isso, além de selecionar as ofertas para o período, é preciso reforçar a segurança digital para não correr o risco de ser alvo de um ataque cibernético e ter as operações paralisadas.
 
Ainda mais este ano, em que o consumidor demonstra maior interesse na data: pesquisa encomendada pelo Google revelou aumento de 114% nas buscas relacionadas à Black Friday, no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.
 
Para manter a operação da sua empresa segura – e a segurança dos seus clientes – é essencial adotar algumas medidas antes, durante e após o evento, visando proteger os sistemas e os dados.
 
Abaixo, listamos, 10 dicas para reforçar a segurança na Black Friday:
 
– Monitore o tráfego web e das superfícies de ataque: ao utilizar soluções de segurança para monitorar o tráfego na loja online é possível identificar atividades suspeitas e padrões incomuns de acesso. O ideal é monitorar os ativos publicados para internet de uma maneira geral, ok?!
 
– Adote proteção contra DDoS: implementar defesas de proteção de ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) garante que o site permaneça disponível mesmo com tráfego alto e grande quantidade de requisições.
 
– Utilize autenticação multifator (MFA): para preservar a integridade e autenticidade dos acessos e transações, exija autenticação em dois ou mais fatores para compras e acesso a contas de clientes. Ao estabelecer um processo de login em mais de uma etapa, ou seja, que requer informações que vão além da simples senha, você estará adicionando uma camada extra de segurança.
 
– Monitore as transações: a implementação de sistemas de monitoramento ajuda a detectar atividades suspeitas durante as transações, como compras em alta frequência ou valores atípicos. Nesse sentido, é necessário que a empresa tenha uma área de data analytics para compreender o que é um comportamento padrão e o que é atípico, não só do ponto de vista de ataque cibernético, mas também em relação ao de negócio, para tomada de decisão baseada em dados.
 
– Implemente filtros antifraude: são essenciais para identificar e bloquear transações suspeitas, como aquelas provenientes de endereços IP já conhecidos por atividades fraudulentas.
 
– Estabeleça criptografia de dados: garantir que todas as informações transmitidas entre o cliente e o servidor estejam criptografadas é uma forma de proteger dados sensíveis, como informações de cartão de crédito.
 
– Atualizações de Segurança: ao manter o software e os sistemas atualizados você garante a correção de vulnerabilidades conhecidas que podem ser exploradas pelos cibercriminosos.
 
– Promova a educação digital: a segurança cibernética demanda cultura, educação e conscientização. Fornecer dicas aos clientes sobre como identificar sites e promoções legítimas, assim como as formas de proteger dados pessoais para não cair em golpes como o phishing, é uma forma de investir em cibersegurança.
 
– Monitore as contas de clientes: para verificar regularmente as atividades e detectar padrões suspeitos ou acessos não autorizados.
 
– Adote plataformas com tecnologias como ASRM (Attack Surface Risk Management): essas ferramentas proporcionam visibilidade de ativos publicados para internet, ativos vulneráveis, atividades e comportamentos suspeitos dos usuários, segurança dos dispositivos, visibilidade e segurança dos ativos em nuvem, ajudando a empresa a monitorar o ambiente digital, além de corrigir proativamente riscos e falhas mapeados e de possibilitar resposta rápida a incidentes em diferentes camadas através de XDR (Extended Detection and Response).
 
Não há dúvidas de que a Black Friday é um período de alto risco para a segurança cibernética e de que há um aumento expressivo das ofensivas do cibercrime. Relatório recente da Trend Micro mostra que o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países mais vulneráveis a ataques de hackers, que em todo o mundo promoveram mais de 85 bilhões de tentativas, somente no primeiro semestre de 2023.
 
Por isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas para lidar com as ameaças – garantindo a segurança da jornada de compra dos clientes de ponta a ponta – e que os consumidores saibam identificar os sinais de fraudes, para evitar cair em golpes na hora de ir às compras on-line.
 
* Flávio Silva é gerente e especialista de Segurança da Informação da Trend Micro Brasil.
 
 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
EM DESTAQUE

A Fazenda 16: Fernanda Campos desistiu por conta de agressões generalizadas

06/11/20240

Preço da gasolina comum sobe em média R$ 0,15 em dois dias, após reajuste

18/07/20240

Shopping Santa Cruz inaugura loja da Prego Calçados

07/11/20240

Campanha alerta estudantes e responsáveis sobre impactos do uso excessivo de celular

25/04/20240

Primeira década de Indústria 4.0 revela importância da segurança cibernética

09/01/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.