Principais golpes com cartões na atualidade:
Como agir e prevenções!
PRINCIPAIS GOLPES
FURTO
É a retirada do cartão de crédito da posse do indivíduo sem que ele perceba, podendo até realizar transações por aproximação ou que não necessitem da senha (virtual por exemplo).
TROCA DO CARTÃO DURANTE A TRANSAÇÃO
Ocorre quando o usuário do cartão o entrega a algum indivíduo, que aproveitando-se do descuido, troca o cartão por um semelhante e às vezes consegue inclusive memorizar a senha para que depois possa utilizar.
APROXIMAÇÃO DAS MÁQUINAS DE CARTÕES SEM AUTORIZAÇÃO DO USUÁRIO
Ocorre quando se aproxima a maquininha de cartão a algum usuário que o deixa em local que não pode visualizar, daí, mesmo sem o consentimento, a transação por aproximação pode ser realizada.
ALEGAÇÃO DE DEFEITO NA MAQUININHA OU NO VISOR
É comum quando da realização por aproximação ou QR Code, nesse momento o fraudador alega a ocorrência de problema e pede para repetir a transação, oportunidade em que ele pode copiar informações do cartão ou realizar transações não autorizadas.
GOLPISTA PEDE PARA DIGITAR A SENHA NO CAMPO VALOR
Ocorre quando o golpista percebe a desatenção do usuário do cartão que acaba digitando sua senha no campo valor, assim, o golpista saberá sua senha. Lembrando que ao digital a senha deve aparecer apenas asteriscos.
APROXIMAÇÃO DO CARTÃO QUANDO JÁ EXISTE VALOR DIGITADO NA MAQUININHA
Essa prática ocorre quando o usuário não percebe, mas aproxima seu cartão quando já existe um valor digitado e diverso do valor da compra.
COMO AGIR APÓS O GOLPE
Sempre que houver qualquer ocorrência com o cartão de crédito, é importante contatar imediatamente a operadora, narrar o ocorrido para o bloqueio ou cancelamento do cartão. Guardar o protocolo ou comprovante de atendimento. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência, que pode até ser virtual (Delegacia Eletrônica).
DICAS DE PROTEÇÃO PARA O USO DO CARTÃO
Jamais confiar seu cartão a terceiros e sempre ser o responsável por inseri-lo na máquina.
Desconfie de “falhas no sistema”, pedido de repetição das transações e jamais utilize uma maquininha que não demonstre a transação na tela.
Havendo qualquer dúvida na transação, confira imediatamente se a transação foi realizada corretamente.
Se o cartão de crédito tiver o recurso de aproximação, mantenha-o em local seguro, longe do alcance de aproximações sem seu consentimento.
Sempre prefira a confirmação por senha nas transações de alto valor, inclusive, para alguns produtos, pode até usar as digitais ou reconhecimento pela face.
Para maior proteção e conferência das transações, é recomendável que se peça o comprovante impresso.
Desativar a tecnologia do cartão “por aproximação” ou usar capinhas que protegem os cartões.
Se for necessário digitar a senha, certifique-se de que ninguém possa vê-la.
Para adquirir produtos de pequeno valor, talvez, melhor retirar uma quantidade em espécie.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U