O acelerado crescimento do mercado de TV conectada, que engloba o dispositivo de entretenimento ao mix de canais de marketing, está mudando o modo que os anunciantes posicionam as campanhas publicitárias que antecedem o Natal. Há pouco dias de uma das datas mais importantes do comércio varejista, a Black Friday, as empresas e marcas já começam a se movimentar e a buscar estratégias capazes de impulsionar seus negócios. E a Connected TV (CTV), é claro, não irá ficar de fora deste movimento.
Segundo levantamento da Comscore, a CTV deve desempenhar um papel importante nas estratégias de marketing durante a próxima Black Friday. Para se ter uma ideia, excetuando o gigantesco mercado dos EUA, a TV conectada cresceu globalmente e em média 16% em um ano, de maio de 2022 a maio de 2023. Neste cenário, as smart TVs dominam a emissão televisiva e o número total de lares que transmitem conteúdo por meio dos aparelhos aparelho televisores capazes de se conectar à internet aumentou 23% desde maio de 2021.
“Em 2022, observamos que muitos varejistas relevantes surfaram na onda da Black Friday e iniciaram o período de descontos ainda antes da famosa sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, nos EUA, que marca a data, na segunda quinzena de novembro. Com poucos dias para o Black Friday de 2023, é o momento de as empresas redobrarem seus esforços de marketing, para que suas marcas estejam presentes em diversos canais durante as semanas anteriores da tão esperada data, e a TV conectada é uma ótima aposta. Hoje em dia, os anunciantes em CTV tendem a alcançar audiências diversas, buscando focar nos interesses pessoais, na localização geográfica e nas características do mercado como forma de se conectarem e se engajarem com os consumidores, tornando-se uma publicidade cada vez mais customizada e assertiva”, afirma Marcelo Cohen, country manager de Kivi no Brasil, adtech pioneira em soluções para campanhas de vídeo com foco em TV conectada.
Quando se fala em tendências, segundo Cohen, é necessário ter em consideração alguns fatores, como:
“Compre Agora, Pague Depois” continua sendo o mais popular – Segundo o Adobe Analytics Insights, os pedidos de “compre agora, pague depois” aumentaram 85% e a receita 88% durante a Black Friday 2022 em comparação com a semana anterior do evento. Espera-se que essa tendência permaneça não só na Black Friday 2023, como ao longo do restante do ano.
Assinatura e benefícios no centro das atenções – Os descontos nas compras durante Black Friday para aqueles que possuem planos de assinatura ou cartões de benefício de lojas já foram realidade em 2021 e 2022, e a tendência é que cresçam ainda mais em 2023.
A chave é testar e aprender – Redobre seus esforços de marketing para que sua marca esteja presente em diversos canais durante as semanas anteriores da tão esperada data. Garantir sua presença no pré-evento é de extrema importância para gerar lembrança de marca para aqueles que vão procurar por produtos e serviços no momento posterior. Para isso, experimente uma gama mais ampla de audiências e aproveite os relatórios de segmentação de audiência para descobrir as audiências que impulsionam o Retorno Sobre o Investimento (ROI), principalmente no contexto da Black Friday. Por último, é importante lembrar que o retargeting e a prospecção geram melhores resultados juntos. Poupe esforços em trabalhos isolados focados na parte superior do funil.
O formato dos anúncios importa – Atualmente, sabemos que os usuários têm períodos de atenção limitados e os vídeos em formato curto atendem a essa necessidade, oferecendo possibilidades de conteúdos concisos e atraentes. Além disso, esse tipo de conteúdo tem mais chances de ser compartilhado, impulsionando o engajamento por parte dos consumidores.
“Vi recentemente em um estudo da Comscore que 81% dos lares com Wi-Fi já assistem conteúdo em Connected TV. Neste contexto, a multiplicidade de formatos de anúncios permite que a CTV seja adaptada à audiência que se deseja impactar. Os anúncios em formato curto aproveitam a urgência por meio de sua breve duração e, ao mesmo tempo, proporcionam uma autêntica experiência no contexto da Black Friday. À medida que o investimento aumenta e as taxas de conversão crescem, a publicidade na TV conectada tem a capacidade comprovada como o canal mais eficiente para atingir um público maior. E agora, com a tecnologia inovadora TrackTV, pode-se medir as ações dos usuários em várias plataformas após visualizarem um anúncio”, finaliza Cohen.
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Sobre a Kivi – Adtech fundada em 2022, a Kivi é uma empresa global líder na América Latina e na Espanha, sendo pioneira em soluções para campanhas de vídeo com foco em TV conectada (CTV). Atualmente, está presente em três continentes, América, Europa e Ásia, em países como México, Espanha, Argentina, Índia, Uruguai, Colômbia e Brasil. Para mais informações, clique aqui.
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