O Grupo PCP Steel, de Caxias do Sul (RS), celebra 45 anos de existência em evento que será realizado no dia 9 de novembro, na CIC Caxias. O objetivo é reunir algumas das pessoas que passaram pela história da empresa e que, de alguma forma, contribuíram para a longevidade e o sucesso dos negócios.
De acordo com o fundador e presidente, Humberto Cervelin, a trajetória da PCP é uma história de evolução. Começou, em 1978, no mercado de representações comerciais do setor sidero-metalúrgico, passando a desenvolver atividades de distribuição de aço e ingressando na indústria ,a partir de 1990. Atualmente, o Grupo é formado por três empresas: a PCP Produtos Siderúrgicos, especializada na distribuição de aços de alta resistência, fornecendo além dos aços, suporte técnico, logístico e comercial; a PCP Serviços de Corte em Aço, centro de serviços, atende os segmentos metalmecânico, agrícola, automotivo, com ênfase no setor de implementos rodoviários; e a Unylaser Produtos e Componentes Metálicos, centro de manufatura de produtos e componentes metálicos, especializado na fabricação de peças a partir de aços de alta e ultra alta resistência, sendo referência nacional no segmento. A Unylaser está fortemente inserida no mercado de guindastes, agrícola, linha amarela e florestal, exportando atualmente para mais de 10 países, componentes com tecnologia e inovação desenvolvidos com aços de alta resistência.
Hoje, o Grupo emprega aproximadamente 400 colaboradores diretos, além de entre 300 e 400 indiretos. Já o consumo de aço anual, gira em torno de 30 mil toneladas em consumo próprio e na ordem de 60 mil toneladas em serviços. Para 2024, em função do crescimento do mercado externo e outras ações internas, a tendência é de obter um crescimento de aproximadamente 15%.
Diferenciais do Grupo PCP Steel
Para Cervelin, esses 45 anos de história de crescimento e manutenção dos negócios é uma junção de diversos fatores. “Conseguimos nos manter vivos no mercado sempre tendo em mente que devemos ter diferenciais. No nosso caso, podemos citar nossos produtos com tecnologia e valor agregados, inovação e, principalmente, pioneirismo. A PCP sempre foi uma empresa disruptiva, que procurou nichos em que tornasse uma organização de destaque, pois nunca fomos uma empresa de grande porte e, assim, não conseguíamos enfrentar grupos e empresas muito maiores do que nós. Então, fomos obrigados a desenvolver sempre diferenciais importantes”, cita.
Um exemplo disso é o trabalho com aço de alta resistência em que o Grupo foi o precursor no Brasil a desenvolver, a entender e a dominar esse produto. “Era algo que existia na Europa, utilizado em coberturas, mas que não havia chegado no nosso país, onde eram usados materiais como zinco e alumínio. Prospectando na Europa, encontramos essa tecnologia e registramos esse produto aqui.”
Entre as ações de vanguarda, está a fabricação do RAPTOR Florestal, fueiro líder de vendas na América do Sul para transporte e contenção de madeira, sendo o mais leve e resistente do mercado, além do Grupo ser o primeiro centro de serviço a processar bobinas com até 20 mm de espessura, com dois metros de largura e peso acima do comum, e de agregar valor e qualidade ao aplainamento de chapas. Também, recentemente, foi lançado o fueiro Safe, que tem autonomia de atuação, operado à distância por controle remoto. Essa é uma grande inovação na área a nível mundial, que, em breve, estará em escala comercial. Outros setores que se destacam são os de guindaste e agrícola.
Ainda, a PCP possui um projeto consistente de internacionalização em pleno andamento. “A nossa maior exportação está concentrada na área da indústria, da Unylaser, onde nós confeccionamos produtos com valor agregado, sempre vinculados a manufaturas de alta performance. Hoje, vendemos para América do Sul, Estados Unidos, Canadá e Europa, e estamos prospectando mais dois países importantes, que são a África do Sul e a Nova Zelândia. São produtos que devem contar com uma tecnologia diferenciada e competitiva.”
Outro fator essencial para a longevidade é a relação com parceiros, fornecedores e clientes. Segundo o presidente, ao longo dos anos foram desenvolvidas diversas parcerias, inclusive com empresas do exterior, de países de primeiro mundo com exigências específicas, e oferecendo produtos com tecnologia reconhecida, inovação, competitividade e qualidade. “Como estamos ligados à siderurgia e ao ramo metalúrgico, nosso atual fornecedor âncora e parceiro de negócios é a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.), líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. Essa sinergia tem importância não somente estratégica, mas também de competitividade. Com a Usiminas, estamos construindo negócios e desenvolvendo o mercado em conjunto, tanto no Brasil quanto por meio de exportações, levando nosso aço brasileiro manufaturado”, explica Cervelin.
Atualmente, com a colaboração entre PCP e Usiminas, é possível afirmar que o seu aço de alta resistência é de fabricação totalmente nacional. Ainda, a empresa caxiense comercializa, praticamente, 100% desse aço no Brasil, com pequenas exceções de acordo com qualidade e espessuras diferenciadas, que eventualmente ainda não são produzidas no país e precisam ser importadas. “Mas esse é um percentual muito baixo, significando menos de 1% do negócio, e a tendência é de que, dentro de pouco tempo, não tenhamos mais essa necessidade de recorrer ao exterior.”
Na área de distribuição de tubos de cilindros hidráulicos, o Grupo possui diversos parceiros importantes, como Marcegaglia, o maior grupo siderúrgico da Itália, o conglomerado francês Vallourec e o Arvedi Metalfer, grupo italiano com fábrica no Brasil. “Todos esses fornecedores são muito importantes para a consolidação da nossa estratégia, como também tantos outros com quem negociamos. São muitos para nominar, entre 200 e 300 empresas, cada uma com sua relevância”, aponta Cervelin.
Outro grande motor da empresa é o relacionamento com os clientes. A existência e o sucesso de um negócio estão diretamente relacionados com essa boa convivência, independente do ramo de atividade ou do nível de agregação de valor. “O principal motivo pelo qual a PCP ainda está de pé é a ótima relação com os fornecedores e com os clientes. A credibilidade é um misto de confiabilidade, honestidade e outras qualidades afins, construída ao longo dos anos. Empresas com longevidade trazem essa característica de uma relação confiável. Outro ponto que merece destaque são os colaboradores, que fazem toda a engrenagem do negócio se movimentar. Sem eles, obviamente, não haveria sucesso”, afirma.
O Grupo PCP Steel leva esse tema como guia de todas suas atividades, carregando consigo um slogan que vai além de ser uma frase de efeito e que resume esse valor: “credibilidade é a nossa maior conquista”. Esta frase está estampada dentro de nossas unidades, ela sintetiza os valores e princípios da PCP, e deve ser vivida e praticada diariamente por todos os colaboradores.
Próximos passos
Com um plano forte de desenvolvimento de negócios ligados à exportação, vendendo produtos com valor agregado, com tecnologia e inovação, a Unylaser é a empresa do Grupo que tem recebido o maior investimento no momento, demonstrando um futuro bastante promissor.
Outro momento importante é o da expansão da área de distribuição, que hoje possui unidades em Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Indaiatuba (SP) e Betim (MG). Recentemente, passou a atender ao mercado de mineração em Parauapebas (PA) onde está em andamento a instalação de nova filial, em que os produtos atuais e novos desenvolvidos em conjunto com Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Usiminas serão distribuídos a todas as grandes mineradoras.
Em prestação de serviço também há previsão de investimentos, nas áreas de para corte transversal, longitudinal e blanks. Para Cervelin, todas as áreas recebem atenção significativa e têm eventos importantes que vão, em cada uma delas, proporcionar atualização tecnológica para um crescimento sustentado.
Responsabilidade social
A PCP possui envolvimento com diversas ações sociais. Uma delas é ser uma das mantenedoras do Projeto Pescar Paróquia São José, na Escola Antônio Ludovico Martini, programa que capacita jovens de baixa renda para ampliar oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Além disso, mantém convênios com entidades, onde as empresas do Grupo dão oportunidades de trabalho. Também possui uma escola de treinamento interna, localizada na Unylaser, onde jovens são habilitados para, posteriormente, serem efetivados ou encaminhados para outras oportunidades de trabalho.
Pessoalmente, Cervelin participa de grupos de voluntários de Caxias do Sul que trabalham com filantropia e assistência social, ajudando da melhor forma possível. Ele também já foi presidente da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) do município e homenageado com o título de Dirigente Cristão do Ano. No último ano, em 2022, recebeu do SIMECS o Troféu Gigia Bandera de relevância regional conferido a quem ajudou a fazer a indústria local se desenvolver.
Legado para o futuro
Para os próximos anos, a expectativa é de que as três empresas do Grupo estejam consolidadas enquanto referência nos setor de aço, fortalecendo a raiz da sua existência: manter vínculos de credibilidade e confiança.
“Queremos construir um futuro crescendo com os nossos parceiros, com efetividade e competência. A PCP foi fundada com o objetivo de estabelecer o seu negócio de maneira inovadora, sempre em busca de evolução. Pessoalmente, sempre acreditei que iríamos crescer, aproveitando as oportunidades que o mercado oferece. Fico muito contente pois, ao longo dos anos, por sorte, muito trabalho e competência, conseguimos desenvolver ótimos resultados. Quando fundei a empresa, queria algo que me abrigasse, que realizasse meus sonhos e que fosse uma empresa diferenciada. Chegar aos 45 anos nesse patamar é uma surpresa agradável”, resume Cervelin.
Para o presidente, o maior legado que pode deixar é a forma como a empresa opera, por meio do relacionamento de honestidade e credibilidade. “A sucessão de um negócio próspero deve trilhar os mesmos caminhos que os fundadores tiveram. No nosso caso, sempre estar atualizado quanto à tecnologia, oferecendo para o mercado produtos e serviços inovadores. Não quero deixar para os meus sucessores nenhuma conta bancária e nenhum patrimônio de máquinas e prédios. Isso é uma decorrência do negócio. Pretendo deixar o legado de continuidade dos princípios e valores, isso é o oxigênio que nos mantêm vivos e atuantes. Uma empresa que não tem alma tende a terminar em um breve período de tempo. Então, pretendemos cultuar e cultivar os valores que até hoje nos mantêm onde estamos e nos permitem continuar a crescer.”
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