O movimento da dança nos Estados Unidos iniciou-se desde a época da escravidão, enquanto outras derivam das danças tradicionais dos colonizadores europeus. O país possui danças típicas como também temos no Brasil e que talvez não saibamos a história de cada uma por causa de sua amplitude. Algo em comum entre o Brasil e os Estados Unidos na história da dança é o fato de que ambos começaram a dar destaque a importância da “Arte em Movimento” quando se inicia o processo da “escravidão”. O jornalista George Robert’s conta um pouco sobre a dança nos Estados Unidos e mistura de ritmos Brasil e América.
Podemos afirmar em que dia a dança se iniciou? A resposta seria “não”, pois cada estilo de dança tem uma história, um ritmo, uma peculiaridade e por isso teríamos que nos aprofundarmos em cada movimento artístico.
As danças que são mais típicas nos Estados Unidos começaram nos anos “vinte” quando o país nasce “Comercializado”, como o conhecemos hoje. O “Country Tradicional” é tocado por instrumentos de cordas (banjo, violão, violino e contrabaixo), enquanto o “Country Moderno” é introduzido outros instrumentos como a “guitarra elétrica”.
No Brasil as danças similares as que citamos acima, seriam “o Sertanejo e o Forró”. Outras similaridades acabam se expandindo para outros países como as danças feitas em “Casal ou em Grupo”. Os passos de misturam e hoje o movimento corporal se torna “Universal” como: Dois passos, Valsa, Cowboy ou Traveller Cha Cha, Polca, Dez Passos, Escocês, Balanço da Costa Leste e da Costa Oeste e Discoteca Two Step.
Como a dança é algo “universal” e possuem diversos gêneros, os mais populares nos Estados Unidos são o “Hip Hop”, “Charleston”, “Sapateado”, “Rock and Roll”, “Square Dance” e o “Balanço”. Algumas dessas danças foram abraçadas pela cultura brasileira e hoje temos grandes dançarinos brasileiros que se destacam nos Estados Unidos. O mesmo acontece nos Estados Unidos em relação ao movimento cultural brasileiro na América. Hoje, nossa cultura toma conta de vários estúdios de danças onde oferecem danças de vários estilos.
Quer saber mais sobre a cultura americana e as semelhanças com o Brasil? Confira no Canal do YouTube “George Robert’s Talks”, entrevistas exclusivas com pessoas que fazem a maior diferença e são sucesso nos trabalhos que desenvolvem. Acesse também o perfil do Instagram @georgerobertstalksoficial”.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U