Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Inovação: O futuro do varejo
TECNOLOGIA

Inovação: O futuro do varejo

28/10/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O surgimento de novas tecnologias afetou quase todos os setores da economia, desde a saúde, o transporte e o entretenimento, até o bancário. Mas um dos mais impactados, especialmente pela mudança drástica de consumo durante a pandemia, foi o varejo. Dos grandes conglomerados aos pequenos empreendedores, as ferramentas digitais permitiram uma série de possibilidades, como facilitar a emissão de notas fiscais, garantir o cross da jornada online e presencial e oferecer experiências mais engajadoras aos clientes por meio da gamificação. 

Em um mundo pós-pandemia, em que se viu a necessidade massiva de transações eletrônicas, entendemos que esse comportamento pode mudar ainda mais bruscamente nos próximos anos. Aqueles que nunca haviam feito sequer uma compra online testaram e aprovaram o modelo, percebendo que há segurança e praticidade em apertar um botão e ir desde a escolha da cor do produto até o pagamento digital e recebimento no conforto de casa.  

A necessidade de empresas planejarem como poderiam suprir as demandas do mercado ficou clara e, com ela, a tecnologia veio como grande aliada para manter o funcionamento de toda a cadeia de produção e atender melhor os clientes. Novas tendências surgiram, assim como novos hábitos, que vieram para ficar mesmo com o retorno à normalidade. 

No segmento de varejo, o número de empresas que fazem comércio online cresceu de 54% para 70% em 2020 e, pela primeira vez, os supermercados formaram mais de 50% de integrantes na lista de negócios que mantinham um e-commerce, segundo dados do ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. 

Essa revolução digital é fruto do crescimento das retailtechs, startups que nascem com o objetivo de trazer mais eficiência e produtividade aos varejistas, e toda a cadeia relacionada a esse mercado. Elas atuam em diversas categorias e, normalmente, usam dados para personalizar ofertas, ampliar a gestão, unificar os canais de venda e refinar processos com dados. 

No Brasil, as retailtechs marcam presença cada vez mais expressiva no mercado. De acordo com a pesquisa Distrito Retailtech Report, divulgado pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios em 2020, existiam mais de 600 startups de varejo no país na época. Em 2022, segundo as duas fontes (Distrito e PEGN), o setor foi o segundo que mais recebeu investimentos voltados a esse modelo de negócios, somando R$ 370 milhões, atrás apenas das fintechs. 

Dentro de um universo repleto de interesse e oportunidades para startups de varejo, o ano de 2023 chega para consolidar o modelo de aplicação massiva da inovação. Os benefícios se comprovam em diversos âmbitos, principalmente no que se refere a inovação em estratégias de vendas presenciais, online, logística, inteligência de dados e visibilidade das operações. 

Uma boa logística é outra chave primordial para o bom desenvolvimento de uma empresa. Nesse contexto, o uso da inteligência artificial melhora o rendimento de muitos mercados, principalmente o varejista. Assim, essas startups chegam para consolidar a automação em várias etapas do processo de venda, desde o controle de desempenho de entregas, a gestão de despacho, a roteirização e a coleta, até a entrega last mile e chatbots de atendimento pós-venda. 

Porém, além da aplicação prática, para usufruir o melhor dessas ofertas, é preciso abraçar o conceito que permeia todo esse trabalho: a valorização da criatividade e inovação. Mais do que uma ferramenta, a mentalidade inovadora revoluciona o desempenho e os impactos de uma organização.  

* Por Patrícia Zanlorenci,  CEO da Vellore Ventures, braço de inovação do Grupo Vellore  

 

Sobre a Vellore Ventures  

A Vellore Venture é o braço de inovação do Grupo Vellore. Com foco no mercado matcon, a empresa paranaense é responsável pelas marcas Foxlux e Famastil, grandes players em importação e comercialização de produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas de construção, jardinagem e linha agrícola. A companhia anunciou sua entrada no universo da inovação e startups por meio de uma parceria com a FCJ Venture Builder, multinacional líder em venture building.  

 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Luana Cavalcante, Miss Brasil Universe, retorna a Recife em meio à grande emoção popula

24/10/20240

Feriado de Carnaval no TUCA

27/02/20250

Crédito para inovação da Desenvolve SP passa a atender cooperativas e associações

11/06/20240

Boi gordo registra estabilidade no preço nesta terça-feira (21)

21/11/20230

Equipamento de baixo custo ajuda no fornecimento de energia em áreas afetadas por chuva

19/01/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.