Enquanto os bancos reduzem o número de agências em todo o país, virtualizando cada vez mais o atendimento ao público, as cooperativas de crédito expandem suas unidades e levam soluções financeiras personalizadas aos seus clientes. Entre 2019 e 2022, o número de agências bancárias no Brasil caiu 13,8%, passando de 19.664 para 17.216 unidades.
Em contrapartida, a quantidade de postos de atendimento das cooperativas subiu 31,5%, de 6.948 em 2019 para 9.140 em 2022, segundo informações do Painel Coop 2023, um documento elaborado pelo Sistema Ocemg que analisa o contexto do crédito e do agronegócio brasileiro. Em 332 municípios brasileiros, as cooperativas são a única instituição financeira presente fisicamente, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dessas cidades.
Em Minas Gerais, o movimento é similar ao que acontece nacionalmente nesse mercado, com aumento de 28,5% nos postos de atendimento das coops e queda de 14,3% nas agências bancárias. “As cooperativas de crédito têm grande importância na economia do país e se destacam cada vez mais no sistema financeiro nacional, mantendo um relacionamento próximo e diferenciado com seus cooperados, proporcionando produtos e serviços mais acessíveis”, afirma Ronaldo Scucato ao enfatizar a importância do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), que este ano será celebrado em 19 de outubro.
O DICC foi instituído há 75 anos pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) e, desde então, é comemorado anualmente, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro. O tema deste ano é: Apoiando pessoas, impulsionando negócios e transformando comunidades.
Cenário em Minas e no país – Há 120 anos o cooperativismo financeiro está presente no Brasil, atuando em prol das pessoas e das comunidades. Ao todo, 728 cooperativas oferecem soluções financeiras para mais de 15 milhões de cooperados, gerando cerca de 100 mil empregos diretos. Em Minas, o ramo crédito responde por 184 cooperativas, 2,3 milhões de cooperados e 16,4 mil trabalhadores. A movimentação econômica desse setor alcançou R$ 57,1 bilhões em 2022.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U