O mercado de franquias no Brasil continua a mostrar sinais robustos de crescimento, impulsionado por um ambiente econômico mais favorável aos investimentos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um aumento nominal de 12,8% no segundo trimestre deste ano, resultando em um faturamento de R$ 61,2 bilhões, comparado aos R$ 54,3 bilhões no mesmo período do ano anterior.
No acumulado do semestre, o crescimento chegou a 15,8%, alcançando um impressionante faturamento de R$ 121,8 bilhões. Esse desempenho reflete a recuperação constante da economia brasileira, que apresentou um crescimento de 2,5% nos primeiros três meses do ano, em relação ao mesmo período de 2023.
Para quem deseja entrar no mundo dos negócios, as franquias de baixo custo surgem como opções atrativas, especialmente em um cenário de expansão econômica.
Com investimentos iniciais abaixo de R$135 mil, essas oportunidades oferecem um caminho viável para quem busca empreender com segurança e potencial de retorno.
Vale ressaltar, no entanto, que antes de fechar negócio é importante estudar os riscos e entender o perfil da rede para não perder dinheiro.
Confira a seleção.
Alfabetizei
Criada em 2020, a Alfabetizei é uma rede de franquias de alfabetização. Com o uso de cores e metodologia própria, a empresa atua com a alfabetização de crianças com algum tipo de dificuldade, seja pedagógica ou relacionada à saúde. A ideia é transformar o processo de aprendizado em algo simples e lúdico. Já são mais de 650 atendimentos prestados. O papel do franqueado é atender, aplicar a metodologia e atuar com a prospecção de novos clientes (caso seja da área de educação ou saúde).
Valor de investimento: R$2,85 mil
Faturamento médio mensal de uma unidade: R$11,5 mil
Tempo de retorno do investimento: 12 meses
Site da empresa: www.alfabetizeifranquias.com.br
Linda Salão de Beleza
Fundada em 2021, a Linda Salão de Beleza é uma rede de franquias que prioriza o bem-estar das clientes, oferecendo um atendimento rápido e eficiente. Cada unidade proporciona um ambiente acolhedor, projetado com base em princípios de marketing sensorial. Desde a rádio interna até o aroma suave de jasmim, tudo é cuidadosamente planejado para criar uma experiência única. Com uma equipe interdisciplinar com mais de 10 anos de experiência, a franqueadora oferece total suporte aos franqueados, auxiliando na contratação de profissionais qualificados e na criação de campanhas de marketing, enquanto o franqueado foca no crescimento e gestão do negócio.
Investimento total: a partir de R$129 mil
Faturamento médio mensal: R$50mil
Prazo de retorno: a partir 12 meses
Site da franquia: www.lindasalaodebeleza.com.br
Baby Gym
Fundada em Porto Alegre em meados de 2014, a Baby Gym é uma inovadora rede de franquias que se dedica ao desenvolvimento social, afetivo, psicomotor, cognitivo, de comunicação e emocional de crianças de dois meses a quatro anos. Utilizando um ambiente seguro e estimulante, a Baby Gym oferece uma variedade de atividades físicas, lúdicas e multissensoriais que incluem jogos, brinquedos e exercícios especialmente projetados para promover o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. Além de fortalecer os laços familiares, a Baby Gym proporciona uma experiência divertida e educativa, onde os pais participam ativamente do crescimento e aprendizado dos seus filhos.
Valor de investimento: a partir de R$126 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$40 mil
Tempo de retorno do investimento: 15 meses
Site da empresa: https://franquias.meubabygym.com/
TFlow
A TFlow é uma rede de franquias que comercializa roupas e acessórios para crianças, jovens e adultos do gênero masculino. Administrada pelo Grupo ZNTT, uma das maiores holdings de franquias do Brasil, a empresa conta com mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil. São diversas opções para quem deseja empreender, de modelo home based até lojas físicas. Assim como outras empresas, a TFlow oferece opção de trabalho sozinho até pontos comerciais dentro de shoppings.
Investimento: a partir de R$20 mil
Faturamento médio (mês): a partir de R$10 mil/mês
Retorno do investimento: 2 a 3 meses (variável)
Site: https://franquia.grupozntt.com.br/tflow/
Bem Soluções Financeiras
Com modelos home based e lojas, a Bem Soluções Financeiras oferece ao franqueado uma rede de com os mais diversos produtos como consórcios, seguros, empréstimos e vários outros tipos de soluções financeiras.
Investimento: a partir de R$14,9 mil
Faturamento (mês): a partir de R$12 mil/mês
Retorno do investimento: 3 a 5 meses (pode variar)
Site: https://franquia.grupozntt.com.br/bemsolucoes/
Vida Leve
Os interessados em uma franquia de healthy foods devem ficar de olho na Vida Leve. A marca está presente em várias localidades do Brasil e conta com produtos naturais para quem busca uma vida mais saudável. Além disso, os modelos oferecidos pela empresa, que é administrada pelo Grupo ZNTT, contam com estrutura enxuta e de simples operação para os franqueados.
Investimento: a partir de R$20 mil
Faturamento (mês): a partir de R$10 mil/mês
Retorno do investimento: 3 a 5 meses (variável)
Site: https://franquia.lojaprodutosnaturais.com.br/
TechDry Impermeabilizantes
A TechDry Impermeabilizantes é a primeira franquia especializada em impermeabilização e acabamento para construção civil. A marca tem linha própria de produtos e é associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising). Além disso, oferece modelo de franquia de baixo custo e boa lucratividade. O franqueado atua com a administração da unidade, venda dos produtos e prestação de serviços para aplicação. Tudo com o suporte da franqueadora.
Investimento: a partir de R$80 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$60 mil
Tempo de retorno: 12 a 16 meses
Site da empresa: https://lp.techdry.com.br/
Rap Chef
Fundada por Israel Matias, a Rap Chef é uma inovadora rede de franquias de marmitas ultracongeladas que se destaca no mercado brasileiro. Com sede em São Paulo, a empresa foi criada com a missão de oferecer refeições saudáveis, acessíveis e deliciosas, idealizadas para atender especialmente mulheres, crianças e famílias. A Rap Chef começou sua jornada com uma linha fitness e, após uma fase de reinvenção, expandiu-se para um modelo de franquia bem-sucedido, contando hoje com mais de 500 freezers distribuídos por todo o Brasil. Cada unidade da franquia opera com o suporte total da marca, garantindo qualidade e satisfação tanto para os franqueados quanto para os consumidores finais.
Investimento inicial: a partir de R$ 20.900
Faturamento médio mensal: entre R$ 10.000 e R$ 50.000
Tempo de retorno: 6 a 12 meses
Site da empresa: https://www.instagram.com/meurapchefoficial/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
marcus@agenciasucellus.com