Em alta no mercado, o setor de limpeza e conservação registrou um faturamento de mais de R$ 1,9 bilhão em 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O número representa um aumento de 13,5% em relação ao ano de 2022 e aponta para o crescimento do setor ano a ano.
Com opções que vão desde o cuidado com a casa ou com as roupas, esse é um mercado em ascensão, principalmente pela multiplicidade de negócios, que podem ser tanto de franquias autônomas, sem funcionário a franquias especializadas e com uma grande cartela de serviços complementares.
Com diversas opções de investimentos, confira, a seguir, alguns negócios de limpeza e conservação para empreender no setor:
Doutor Sofá
Nascida em Joinville, Santa Catarina, a rede especializada em limpeza de estofados em geral está, atualmente, em 25 estados e no Distrito Federal, e possui mais de 280 unidades em operação. Além disso, a rede também iniciou um processo de expansão internacional, considerando países como Espanha, Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Uruguai e Inglaterra.
Investimento inicial: A partir de R$ 32 mil
Prazo de retorno: 6 meses
Mary Help
Primeira franquia do setor de intermediação de diaristas, a Mary Help faz quase 700 mil diárias por ano e tem mais de 9 mil diaristas preparadas para atender os clientes. Fundada em 2011, a iniciativa se destaca pelo baixo investimento inicial.
Investimento inicial: A partir de R$ 35 mil
Prazo de retorno: Entre 12 a 14 meses
Maria Brasileira
Considerada a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país, a Maria Brasileira nasceu em 2012. Com mais de 90 mil atendimentos por mês, a rede está presente em todos os estados do Brasil com mais de 490 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra, sanitização e limpeza especializada em vidros.
Investimento inicial: A partir de R$ 45.920
Prazo de retorno do investimento: 14 meses
Tratabem
Marca da Rede iGUi especializada na manutenção, assistência técnica e tratamento químico de todos os tipos de piscinas, spas, ofurôs, espelhos d’água, fontes e banheiras de hidromassagem.
Investimento inicial: A partir de R$ 75 mil
Prazo de retorno: De 12 a 18 meses
Ecoville
Com fundação em 2007, a Ecoville é a maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil. Com mais de 300 operações pelo país, a marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. A franquia comercializa um mix com mais de 800 SKu’s entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade.
Investimento inicial: R$ 109 mil
Prazo estimado de retorno: 10 a 18 meses
Lavô
Inaugurada em 2018, a Lavô, rede de franquia de lavanderia self-service, entrou para o franchising em 2020. Atualmente, a marca já conta com mil unidades comercializadas pelo país. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia se destaca pelas unidades de autosserviço.
Investimento inicial: a partir de R$ 199 mil
Prazo de retorno: 18 meses
OMO Lavanderia Especializada
A Omo Lavanderia é a iniciativa de corporate venture building da Unilever e oferece uma série de serviços de lavanderia profissional e cuidado de tecidos. No modelo especializado, a rede oferece a estrutura completa para o cuidado profissional das roupas e tecidos, com serviço de balcão, passadoria, remoção de manchas e tecnologia Wet Cleaning. Neste modelo de negócio, a rede ainda conta com estrutura para oferecer os serviços adicionais da marca, como OMO Casa (para higienização de estofados), OMO Costura e OMO Locker.
Investimento inicial: A partir de R$ 421 mil
Prazo de retorno: 3,2 anos
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA PORTO ALEGRE DOS SANTOS
gabriela.portoalegre@pinepr.com