Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»53% dos empreendedores investem em cursos e capacitações para aprimorar seus negócios, mostra pesquisa da Serasa Experian
NEGÓCIOS

53% dos empreendedores investem em cursos e capacitações para aprimorar seus negócios, mostra pesquisa da Serasa Experian

wilkesousa25/04/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Parceiros de negócio e empresas que fornecem cursos e materiais de apoio são fontes de informação para as PMEs

 

Cálculo de horas de trabalho e contratação, direito do consumidor e detalhamento sobre MEIs são temas mais procurados pelos empreendedores no blog da Serasa Experian

São Paulo, 24 de abril de 2025 – Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, revela que 53% das pequenas e médias empresas fazem cursos ou capacitações para aprimorar ou mudar suas empresas. Com um panorama sobre a gestão empresarial das PMEs, o estudo traz também um comparativo com atividades realizadas ao abrir o empreendimento e as fontes de informações desses empreendedores.
Além de capacitação, 40% dos respondentes conversam com pessoas do ramo para melhorar seu negócio, enquanto 37% fazem um planejamento financeiro e 37% buscam informações na internet, como vídeos, notícias e artigos, por exemplo.

Nas quebras por porte, os destaques do tema são que 63% dos empreendedores individuais (MEIs) optam por qualificação para melhorar ou modificar seus negócios. 35% das empresas de porte médio optam por fazer um plano de negócio, 8 pontos percentuais a mais que o quadro geral. Por fim, a busca por instituições de apoio aos empreendedores é destaque nas empresas de pequeno porte (33%). Essa opção é a escolha de 20% dos respondentes gerais da pesquisa, sem quebras.

O estudo traz também um comparativo entre o que empreendedores fizeram antes de abrir seus negócios e ao longo da jornada. Ao olharmos as atividades realizadas antes de abrir um negócio versus para aprimorá-lo, há um crescimento pequeno na realização de cursos: 49% antes e 53% para melhorar. A busca por informações na internet cresceu ao longo da jornada, sendo uma opção para 27% dos respondentes antes de abrir um negócio e uma atividade realizada por 37% das PMEs para aprimorá-lo. Planejamento financeiro também cresceu: 37% dos respondentes o fizeram para melhorar ou mudar o negócio enquanto 25% antes de abrir a empresa. Por fim, destaque para a contratação de consultoria, uma atividade mais usada para melhorar os negócios: 15% versus 9%, conforme infográfico abaixo.

Busca por informação
A pesquisa trouxe ainda como e onde as PMEs buscam informação. 47% delas buscam parceiros de negócios ou outros empreendedores. 39% recorrem a empresas que fornecem cursos, materiais ou ferramentas. Instituições voltadas a esse público são a escolha de 32% dos respondentes, enquanto artigos e notícias em sites de busca são a opção de 31%. Por fim, vídeos no Youtube são a escolha de 25% das PMEs.

Na abertura por porte, é perceptível que empreendedores individuais (MEIs) recorrem mais a métodos informais e empresas maiores procuram canais mais formais. Em números, 37% dos empreendedores individuais recorrem a vídeos (vs. 25% no recorte geral) e 34% a artigos e notícias (contra 31% no geral). 40% dos empreendedores de porte médio buscam instituições voltadas ao empreendedorismo (vs 32% sem recortes).

Quando olhamos para a opção de empresas que oferecem materiais de apoio ou ferramentas, 47% das empresas de pequeno porte e 45% das empresas de médio porte se informam dessa maneira (contra 39% no recorte geral). Por fim, a busca de informação por meio de parceiros ou pessoas que tem negócios é destaque em microempresas e empresas de pequeno porte, com 50% e 56% das respostas, respectivamente. (vs 47% no quadro geral).

Fonte: Serasa Experian

O blog voltado para PMEs da Serasa Experian apresenta conteúdos para apoiar os empreendedores. Durante o último ano, os conteúdos mais procurados envolvem temas como cálculo de hora de trabalho e contratação,  direito do consumidor, detalhamento acerca sobre MEIs, entre outros. 

“Desde a abertura até a gestão, ter um negócio é uma atividade complexa e, muitas vezes, demanda mudanças de rota e ajustes ao longo do caminho. Um bom planejamento é fundamental para adaptar-se a esse cenário. E para isso, o empreendedor pode contar com ferramentas que auxiliem esse processo, conteúdo de qualidade – como mostrou a pesquisa – ou comunidades voltadas para o empreendedorismo. A Serasa Experian tem como objetivo apoiar as PMEs nessa jornada, visando facilitar seu dia a dia. Temos soluções que apoiam neste mapeamento de cenário e dados, como, por exemplo, o Score Ponto a Ponto – onde o empreendedor não só conhece o Score da sua empresa como descobre o motivo da pontuação e como melhorá-la. Somado a isso, disponibilizamos conteúdos e dicas para esse público em séries como o Bora Empreender e o Econodrops – Setor em Foco de maneira gratuita em nossos canais oficiais”, explica Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
  
Metodologia e amostra
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 313 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 5,5% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruna Leone Romancini
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
EM DESTAQUE

Índice da bolsa de valores brasileira registra baixa

18/01/20240

Carna North Way para quem vai curtir o Carnaval com estilo e conforto

19/02/20250

Startup20: plenária sobre avaliação e gestão de risco aborda estratégias necessárias para startups prosperarem em cenários incertos

28/02/20240

Busca por cirurgias plásticas no inverno aumentam em 50% Cirurgião plástico avalia os benefícios de operar nesta estação

18/07/20240

Gestão documental pode ser saída contra extorsão do ransomware

07/10/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.