O Brasil possui hoje mais de 184 mil franquias que, juntas, registraram faturamento de R$ 105,1 bilhões, no primeiro semestre de 2023, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A estimativa é que o setor cresça 7,5% até o final deste ano, porcentagem maior que o PIB, que deve fechar em 2%. No entanto, manter uma franquia sem planejamento de aceleração pode trazer inúmeros prejuízos.
Para impulsionar o crescimento e a competitividade do mercado de franquias, João Alfredo Pimentel, CEO e fundador da 6Place, plataforma digital de abastecimento de foodservice, listou algumas dicas.
1- Invista em tecnologia: para uma maior assertividade na operação, o uso da tecnologia é indispensável, pois proporciona atendimento ágil, simplifica pagamentos, além de gerir melhor o estoque. “A tecnologia é uma facilitadora para o setor, especialmente no que se refere à experiência do cliente e à otimização dos processos de compra e venda. Por propiciar uma análise de dados mais apurada, viabiliza as recomendações personalizadas que corroboram para maior eficiência na gestão de estoque e o aprimoramento das operações nas redes franqueadas e independentes”, explica Pimentel.
2- Entenda a sua rede: observar como a sua rede e os concorrentes estão posicionados no mercado é um passo importante para encontrar brechas e estudar qual o melhor jeito de alavancar a sua franquia. Isso garante uma boa saúde financeira para entender qual o melhor jeito de investir.
3- Acompanhe as tendências: é fundamental estudar e conhecer o comportamento e as necessidades dos clientes para se destacar perante a concorrência. Uma análise de mercado consistente ajuda a determinar os rumos dos negócios e pode garantir um futuro mais sustentável.
4- Marketing estratégico: estar conectado no mundo online é importante para se destacar e impulsionar a rede franqueada. A conexão cria comunidades. Por isso, é indispensável investir em uma boa equipe de mídias sociais e marketing.
5- Promoções: trabalhar com promoções é uma excelente estratégia para chamar a atenção. Isso pode ser feito desde a distribuição de brindes até a venda de grandes combos. É importante estudar qual o melhor tipo de oferta e como os clientes se comportam durante e depois da campanha.
Sobre a 6Place: A 6Place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e foodservice independentes que buscam melhor eficiência operacional e controle do CMV. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências abastecimento e resultados reais para redes de franquias e operadores de foodservice.
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