A gamificação na educação financeira mostra-se uma ferramenta promissora para envolver e educar pessoas de todas as idades, sobretudo ao ajudar a gerenciar as finanças de forma eficaz. Ao transformar conceitos financeiros em experiências interativas e divertidas, o aprendizado torna-se mais acessível e estimulante para aqueles que sentem dificuldade no controle de gastos.
A importância da busca de métodos para a educação financeira dá-se pela baixa taxa de incentivo ao tema. Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2023, cerca de 67% da população não têm uma reserva financeira caso passem por contratempos.
Para falar mais sobre a importância destas plataformas, Lucas Barchetta, CEO do Vollu, plataforma de gamificação com foco em autoconhecimento, aponta algumas maneiras de utilizar a gamificação para a gestão do seu dinheiro. Confira:
Incentivo para poupar: Ao utilizar plataformas de gamificação com foco na educação financeira, diversas missões são disponibilizadas aos usuários para que estes cumpram desafios, para assim progredirem nos exercícios propostos e aplicá-los então na vida real.
Dinamismo ao aprender: Alguns aplicativos proporcionam um aprendizado dinâmico e prático, no qual o usuário não cairá no tédio de cumprir as tarefas diárias, tornando o aprendizado atrativo.
Busque por plataformas lúdicas: Ao utilizar estas plataformas é importante a busca pelo incentivo. Isso engloba o visual, e é claro, a capacidade de interação a fim de ser eficaz com o seu propósito.
Recompensas: Para que o processo fique ainda mais divertido, alguns apps já utilizam recompensas aos seus usuários como forma de estímulo ao conhecimento. Algumas plataformas oferecem até mesmo grandes prêmios, como viagens, carros, entre outros.