Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»2024: o ano do surgimento da nova ‘Internet conversacional’ liderada por chatbots com tecnologia de IA
TECNOLOGIA

2024: o ano do surgimento da nova ‘Internet conversacional’ liderada por chatbots com tecnologia de IA

29/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

As pessoas que procuram o próximo “grande salto” na IA este ano devem considerar o “humilde” chatbot. Esta ferramenta, antes simplista para responder às dúvidas dos clientes, recebeu uma atualização tão completa por conta da ajuda das ferramentas Large Language Models (LLMs) e Generative AI (GenAI), que pode transformar totalmente a maneira como usamos a Internet. Enquanto os cientistas da computação buscam encontrar o avanço excepcional  para a ‘Inteligência Geral Artificial’, e combinar as tecnologias existentes para produzir videoclipes gerados por IA, alguns especialistas estão investindo seu dinheiro neste novo e aprimorado chatbot para que ele ofereça o desempenho de destaque do ano e, no processo, criar uma “Internet conversacional” totalmente nova.

“As pessoas ficam surpresas quando veem o quão longe fomos na combinação dos mais recentes avanços tecnológicos com o formato chatbot. Eles não apenas podem nos ajudar a comprar produtos, marcar nossas próximas férias ou simplesmente responder a uma reclamação ou dúvida, mas agora são capazes de navegar na internet em nosso nome, o que será uma verdadeira virada de jogo”, comenta Bruno Montoro, diretor de Negócios Corporativos da Gupshup para América Latina e um dos especialistas em comércio conversacional da marca, cujo ACE LLM recebeu recentemente o prêmio Juniper Research de Melhor Solução de Chatbot.

Bruno explica: “O que vemos para 2024 é que os chatbots darão um salto ainda maior e começarão a substituir sites, com os aplicativos de mensagens se tornando o novo navegador, e toda a estrutura da web se transformando em uma nova ‘internet conversacional.”

Com a indústria de chatbots de números estimados em US$ 12 bilhões em 2023, o que deverá crescer para US$ 72 bilhões até 2028, este ano poderá ser um ponto de inflexão significativo, já que 60% das pequenas empresas, 80% das médias e 71% das grandes empresas planejam implementar chatbots no curto prazo. No entanto, com o ritmo extremamente rápido que a IA se desenvolve, líderes da indústria como Gupshup acreditam que tais previsões podem ser superadas em breve.

Plataformas em desenvolvimento como o Co-pilot, da Microsoft, o Gemini, do Google e, claro, o refinamento contínuo do ChatGPT fornecem a base para novas tecnologias de chatbot. Isso significa que eles se tornarão muito mais do que apenas um ponto de contato amigável e experiente, funcionando muito mais como um guia, um ajudante e um personal shopper, tudo em um. “Estamos realmente chegando ao ponto em que você nem precisa navegar”, observa Bruno Montoro. “Você pode simplesmente dizer: ‘encontre o livro de receitas de melhor valor sobre comida italiana, traga uma cesta de compras com os ingredientes para uma receita de lasanha, peça um vinho tinto complementar e monte uma lista de reprodução de ópera,’ e todo o trabalho de organização do seu entretenimento será feito para você”, completa.

Neste cenário, o impulso para as empresas pode ser enorme. Segundo dados da  Tidio, que projetam um tamanho de mercado global de chatbots de US$1,34 bilhão para 2024 e um ROI médio para chatbots de 1.275%, chegou a hora dos ‘superapps’. “O WhatsApp e outras plataformas rivais já estão se posicionando para se tornarem ‘superapps’. Com o Over The Top (OTT) no estilo do WeChat da China, empresas e clientes terão acesso a uma vasta gama de recursos, incluindo lojas integradas, pagamentos e viagens. Esses recursos não apenas vão expandir os aplicativos de mensagens comerciais, mas vão permitir que os usuários se envolvam na grande maioria de suas atividades on-line no aplicativo de mensagens, aumentando as taxas de abertura e cliques”, conclui. “Essa nova forma de navegação assistida por chatbot será a base para uma ‘internet conversacional’.”

Sobre a Gupshup

A Gupshup é uma nuvem conversacional que permite que as marcas anunciem, se comuniquem e conversem com seus clientes, aproveitando a IA e o CPaaS. As soluções de automação da Gupshup permitem com que mais de 75 mil marcas na Índia, América Latina, Europa, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Estados Unidos ofereçam uma melhor experiência ao cliente e aumentem a receita, economizando custos. Citibank, AkzoNobel, Khan Academy, Unilever, MPL, Netflix, Flipkart e Ola são alguns de seus principais clientes. Com uma única API de mensagens para mais de 30 canais de voz, texto e bate-papo, a plataforma de interação conversacional gera mais de 10 bilhões de mensagens por mês. Avaliada em US$1,4 bilhão, a empresa tem investidores de destaque, como Tiger Global, Fidelity Management and Research Co. LLC, entre outros, em seu quadro de capitalização.

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Finch apresenta soluções para aprimorar implementação de Operações Legais durante a Fenalaw 2023

19/10/20230

Desfile de noivas em Belo Horizonte será protagonizado por pessoas com síndrome de Down

15/03/20240

“Sensação de missão cumprida”, diz PM que auxiliou parto dentro de viatura em São Paulo

16/02/20240

Boi gordo registra baixa no preço nesta segunda-feira (23)

23/10/20230

Programa ‘Mulheres de Peito’ estará em Nova Campina até o dia 09 de março

28/02/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.